ABA realiza AGO e 1ª reunião de Diretoria Nacional de 2023

30 de março de 20238min
ABA-Reuniao-diretoria
Treze grandes eventos e webinars com mais de três mil inscritos, seis Guias de boas práticas, dois livros e 60 frentes de Advocacy trabalhadas, estão entre os destaques nas entregas da ABA de 2022

São Paulo, 30 de março de 2023 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou hoje (30/03) a AGO – Assembleia Geral Ordinária, e a 1ª Reunião de Diretoria Nacional de 2023, com a presença de membros da Diretoria Nacional da ABA, Conselho Superior, Comitê de Compliance, Conselho Fiscal e Presidentes dos Comitês.

“Os movimentos da ABA estão sempre alinhados com os nossos temas estratégicos, representados por quatro eixos: responsabilidade e reputação para um futuro sustentável; liderança e articulação de uma agenda de transparência nas relações entre marcas e agentes do mercado; antecipação e mensuração das disrupções do mercado, e profissionais de marketing em conexão e crescimento”, enfatizou Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Juridico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa, que anunciou o retorno da ABA ao CENP, em decisão tomada na Reunião Extraordinária de Diretoria Nacional, em 15 de março de 2023.

“Com o desenho de um Novo Cenp, um ano após a retomada desse diálogo, e a redação do Novo Estatuto, A ABA retorna ao Cenp em decisão aprovada por sua Diretoria, com a indicação de oito representantes que atuarão junto ao Conselho Executivo do órgão”, explica Nelcina.

O comunicado oficial ao mercado foi feito pela Presidente em 30/03, durante o evento presencial em comemoração aos 25 anos do CENP, o CenpHub, que contou com a participação de Frank Pflaumer, 1º VP da ABA no painel “A força da autorregulação”.

Durante a AGO, Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, apresentou o Relatório de Gestão 2022, compartilhando com os presentes um resumo das entregas da entidade do ano passado, como 6 grandes eventos e 7 webinars, com mais de 3 mil inscritos, sobre temas relevantes para os anunciantes, e mercado. Além deles, foram realizadas reuniões regulares de 9 Comitês e 4 GTs, publicação de 6 Guias de boas práticas e 2 livros, e 6 #ABAforadaABA: movimento implementado pela ABA em 2017, que leva as reuniões do Comitê de Mídia para espaços de outros players e parceiros, fomentando networking e aproximando associadas do mercado.

Sobre parcerias, Sandra Martinelli destacou o apoio da ABA ao Clube CMO, o maior e mais influente clube de marketing do país, iniciativa da Exame e Zmes, com o objetivo de conectar líderes de marketing, fomentar networking, promover encontros de learning, palestras, discussão de tendências, troca de experiencias.

Em 2022, a ABA atuou em 60 frentes de Advocacy, tendo 583 Matérias em acompanhamento no Congresso Nacional, 20 Manifestações entregues às autoridades e 5 projetos com aprovação ou avanço na tramitação evitados. Publicou em suas redes sociais a campanha sobre o PL2630/2020: Fake News, além de 3 Campanhas em parceria com a ABRAL e outras 26 entidades “Com publicidade responsável não se brinca”, em datas importantes para a publicidade, como Black Friday, Dia das Crianças e Natal.

“Fomos reconhecidos por nosso protagonismo com o prêmio Hors concours Special WFA President Awards 2022 – Recognising excellence in industry leadership, por fazer do Brasil o 1º país a lançar localmente a iniciativa GARM, através do “Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação”, publicado em abril de 2021. Tive a honra de receber esse prêmio durante a WFA Global Marketer Week 2022, em Atenas, na Grécia. Isso é fruto de forte comprometimento dessa gestão, que segue cumprindo o propósito da entidade, de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. Temos muito orgulho de representarmos a ABA e os anunciantes brasileiros como membro do Executive Committee da WFA”, reflete Sandra Martinelli.

A ABA também lançou a segunda fase da campanha “O futuro passa por aqui”, criada pela Lew’Lara/ TBWA, que trouxe um novo olhar, com foco na importância das pessoas e do trabalho em conjunto dos líderes e profissionais que fazem parte da ABA e que caminham na direção do futuro, movidos por ideias e ideais que transformam os negócios, a sociedade e uns aos outros”.

Paulo Neves, Diretor Financeiro da ABA, apresentou Relatório de Auditoria, Parecer do Conselho Fiscal e Aprovação de contas, e submeteu ajustes no Estatuto Social da ABA.

“Apesar dos grandes desafios que os últimos anos trouxeram a todos, a ABA tem demonstrado resiliência em todas as suas frentes de atuação, incluindo o rigor do gerenciamento de suas finanças”, destacou Paulo Neves.

Sandra Martinelli também agradeceu aos 11 parceiros estratégicos de 2023 e reforçou que a ABA está de portas abertas para marcas, entidades e players do mercado, que queiram abraçar suas iniciativas em prol de um marketing mais ético, diverso, inclusivo, transparente, pujante e responsável.

A reunião foi marcada pelo lançamento do “Guia sobre Procurement: um estudo sobre as percepções da indústria”, uma entrega dos Comitê de Mídia, Jurídico e Sourcing da ABA, uma tradução de sua versão original elaborada pela ANA – Association of National Advertisers.

“Uma das descobertas fundamentais do relatório sobre procurement da ANA 2022 é que marketing procurement, no geral, se encontra em processo de maturação. O departamento existe há apenas 11,6 anos, e 55% deles existem há menos de 10 anos. Na melhor das hipóteses, o marketing procurement entende o que precisa e o que as agências fornecem, para então se inserir com o objetivo de otimizar o valor geral e a qualidade da produção. Não se trata apenas de economia de custos. A ANA está muito feliz em compartilhar este trabalho com a ABA e a indústria de publicidade e procurement no Brasil”, afirma Bob Liodice, CEO na ANA – Association of National Advertisers.


Associe-se

Faça parte da única associação do Brasil que tem por finalidade defender e representar coletivamente os interesses das empresas anunciantes no campo político e institucional, além de aglutinar, desenvolver e disseminar melhores práticas para potencializar melhores resultados no campo técnico-profissional.


CONTATO

LIGUE AGORA



Últimas notícias

28 de junho de 2024

17 de junho de 2024

3 de maio de 2024



Endereço ABA


Av Paulista 2073 – Horsa I – Cj 2303 – Bela Vista – São Paulo SP – CEP 01311-940