ABA, em parceria com a ShowHeroes, lança o guia “TV Conectada: formas inteligentes para combinar contexto e marca, enriquecendo a experiência do usuário através de anúncios”

28 de agosto de 202211min
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ABA, em parceria com a ShowHeroes, lança o guia “TV Conectada: formas inteligentes para combinar contexto e marca, enriquecendo a experiência do usuário através de anúncios”

Lançamento ocorreu durante o Encontro Nacional de Anunciantes – ENA

 

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, em parceria com a ShowHeroes, traz ao mercado mais um importante conteúdo com o guia “TV Conectada: formas inteligentes para combinar contexto e marca, enriquecendo a experiência do usuário através de anúncio”. A publicação foi lançada durante o Encontro Nacional de Anunciantes (ENA), evento que reuniu, no dia 31 de agosto, no Teatro Unibes Cultural, profissionais experientes e renomados que compartilharam soluções e desafios para o marketing e a comunicação e, em especial, o uso correto e responsável dos dados.

Além de apontar as tendências e oportunidades, este guia destaca a importância da segurança no uso desse tipo de canal. Embora os principais players que comercializam inventários de TV Conectada sejam auditados por empresas especializadas em verificação de Brand Safety, problemas de segurança surgem quando não há transparência das plataformas sobre a entrega realizada para os anunciantes. “É preciso atentar-se às possíveis fraudes. Ter uma mensagem publicitária atrelada a um conteúdo prejudicial e/ou nocivo ameaça o potencial da mídia digital e atrapalha as conexões que todos procuram. Por isso, é fundamental que anunciantes procurem parceiros e plataformas que apresentem garantias de brand safety e/ou total transparência no processo e na comprovação de veiculação e resultados”, destaca Nelcina Tropardi, presidente da ABA e e vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+. 

 

Segundo Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, a entidade tem como uma de suas principais vertentes antecipar as discussões que contribuam para a evolução do marketing. “O lançamento deste guia tem com o objetivo de disseminar as boas práticas, apoiando o ecossistema publicitário e enriquecendo a experiência do usuário por meio dos anúncios na TV Conectada. Esta é uma tendência de consumo de mídia que não para de crescer, e que traz inúmeras oportunidades, inclusive para uma melhor mensuração da ressonância das campanhas, onde é possível comparar a diferença de percepção entre pessoas que foram e que não foram expostas a um determinado anúncio”, explica Martinelli.

O desenvolvimento de novas tecnologias resulta em relevantes mudanças sociais e de comportamento. Um exemplo claro é a procura por conteúdos on demand. “A TV Conectada já é extremamente popular no Brasil, com uma audiência massiva e completamente adaptada ao seu consumo. Chegou a hora de mais marcas e anunciantes descobrirem seu potencial e as múltiplas oportunidades de unir o melhor dos dois mundos: o grande impacto e visibilidade das telas grandes com toda a riqueza de recursos que o digital coloca à disposição da publicidade”, pontua Lilian Prado, Country Manager da ShowHeroes Brasil, parceira estratégica da ABA que assina este conteúdo inédito.

 

Segundo estudo realizado em 2021 pela Nielsen, em parceria com a ShowHeroes, 89% dos internautas brasileiros possuem uma TV Conectada em sua residência, resultando em um movimento cord cutters, em que os usuários cancelam seus serviços de TV por assinatura convencionais e passam a consumir conteúdo por outros meios – especialmente na TV Conectada, como em plataformas de streaming. Ainda segundo o estudo, 28% daqueles que têm TV Conectada nunca tiveram uma assinatura de TV paga – principalmente por priorizar as opções on demand, onde essa audiência escolhe o que quer ver e, principalmente, quando quer ver.

 

“Alinhados ao comportamento dos consumidores de TV Conectada, sobretudo pela busca de acesso on demand, há também uma estratégica oportunidade de presença das marcas, por meio de conteúdos patrocinados ou branded content. Em diferentes momentos da navegação, um conteúdo não-publicitário, assinado por uma marca, mesmo que de maior duração, pode estar entre as opções sob demanda, à disposição da audiência. Outra possibilidade é a de atuar como sponsor de um conteúdo TVOD (“Transactional Vídeo on Demand”) por exemplo, onde uma marca viabiliza o acesso a um filme, série ou outra opção, que deveria ser pago pelo usuário, gerando awareness e uma interação positiva com o potencial consumidor”, acrescenta Marco Frade, Head of Media, Digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo e Presidente do Comitê de Mídia da ABA.

Sobre a ABA – A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) tem 62 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo. 

 

Os profissionais das suas 127 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável. 

  

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa. 

  

Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade. É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers – que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.

Confira o guia completo em aqui


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