A ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, promoverá exclusivamente para seus associados no próximo dia 29, a partir das 9h, webinar de lançamento do Guia ABA de Diversidade & Inclusão no Processo Criativo das Marcas. O documento tem como propósito mobilizar o marketing brasileiro sobre a importância da diversidade e inclusão em cada etapa dos processos criativos das marcas, servindo de curadoria e apontando os caminhos e soluções para a constante evolução e alinhamento do mercado com as melhores práticas globais de ESG.
Trazido para o Brasil por meio dos Comitês de Branding & Conteúdo, presidido por Kellen Silverio, Diretora de Marketing da Hasbro do Brasil; Consumer Experience, presidido por Betania Gattai, Latam Consumer engage Centers Manager da Unilever; e Comunicação, presidido por Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da Pepsico, o guia tem como base o texto original elaborado pela WFA e chega para discutir como o marketing e a comunicação inclusivos não só causam um impacto positivo na sociedade, como também têm demonstrado ter um desempenho superior do ponto de vista da eficácia.
O evento contará ainda com a participação especial de Jerry Getty, Co-presidente da WFA Diversity Task Force e Diretor sênior de mídia da GSK Consumer Healthcare. E com a participação de Cecilia Dias, Diretora Senior de Marketing da PepsiCo, apresentando o “Case de Rainbow”.
“Diante das transformações do mercado e dos anseios do novo consumidor, a publicidade também precisa mudar. A ABA, tendo como uma de suas principais vertentes, antecipar as discussões que contribuam para a evolução do marketing, apoia as melhores práticas e luta por um mercado pujante, ético, transparente e por uma publicidade diversa, inclusiva e não estereotipada. Sabendo da responsabilidade do marketing perante a sociedade, esperamos que toda cadeia global reflita sobre as novas tendências de comunicação e mídia e se engaje para mudar o modelo publicitário atual, excluindo os seculares abismos sociais e abrindo espaço para a diversidade e a inclusão. A diversidade e toda sua amplitude, que não se restringe apenas a gênero, orientação sexual, condição socioeconômica ou etnia, englobando regionalidades, idade, dentre outros aspectos, é a força propulsora para enriquecer briefings, conteúdos e resultar em campanhas criativas e inovadoras”, destacou Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da Arca+.
“Queremos estimular que as marcas sejam progressistas e inovadoras em seus processos criativos e, para isso, é preciso ter diversidade e inclusão desde a estrutura organizacional interna, na cultura do trabalho, até o marketing e as comunicações externas. Esse é o caminho do futuro e esperamos que este guia contribua para essa evolução”, declarou Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA.
“Ao trazer o presente guia para o mercado brasileiro, a ABA propaga as boas práticas que promovem a diversidade e inclusão em nosso ecossistema e engaja o marketing a agir com a responsabilidade de representar o mundo plural em que vivemos, missão que o Comitê de Comunicação da ABA compreende como premissa básica. Profissionais do marketing, da publicidade e comunicação corporativa encontram neste guia uma base de apoio para colocarem em prática suas pautas de D&I, se questionando sobre suas ações e encontrando os caminhos para evoluir”, afirmou Regina Teixeira, Presidente do Comitê de Comunicação da ABA e Diretora de Assuntos Corporativos da Pepsico.
“Profissionais de marketing têm a responsabilidade de atuarem como agentes transformadores da sociedade, fazendo a publicidade espelhar os anseios sociais e, com seu grande poder influenciador, contribuir para um mundo mais justo. D&I na comunicação das marcas é fundamental para mitigar importantes questões sociais e o Comitê de Branding & Conteúdo da ABA acredita que isso fortalece a relação das marcas com os consumidores criando conexões humanas e verdadeiras”, ressaltou Kellen Silverio, Presidente do Comitê de Branding & Conteúdo da ABA e Diretora de Marketing da Hasbro do Brasil.
“Para o Comitê de Consumer Experience da ABA, a promoção de uma produção criativa, diversa e inclusiva, com a quebra de estereótipos, é uma oportunidade única para as marcas se humanizarem, zelar por suas reputações, pela lealdade do consumidor e ainda ter uma melhor performance”, reforçou Betania Gattai, Presidente do Comitê de Consumer Experience da ABA e Latam Consumer engage Centers Manager da Unilever.