O Grupo de Métricas de OOH da ABA, que integra o Comitê de Mídia da entidade, é o idealizador do novo Guia de Métricas OOH que visa atender a grande necessidade de eficiência de métricas que estabeleçam Alcance e Frequência como premissas. O material mostra as análises de metodologias disponíveis no mercado brasileiro com o objetivo de estabelecer GRP (Gross Rating Points) comparativo com métricas dos demais meios de mídia.
Para o líder da proposta Marco Frade, Head de Mídia, Digital e PR da LG, Diretor da ABA e integrante do GT de Métricas de OOH da associação, o lançamento do Guia vai unificar aferições para esse canal e ainda agregar muito ao mercado publicitário. “Nosso objetivo foi traçar metas únicas de alcance e frequência de OOH que pudessem efetivamente levar ao cálculo de GRP do meio. O resultado foi um manual de boas práticas da ABA chancelando a metodologia do Mapa OOH e a Auditoria de Mídia do OOH do IVC (Instituto Verificador de Comunicação), além de contribuir para que agências melhorem suas performances nesse meio”.
O Guia de Métricas OOH tem como base o estudo Global Guidelines on Out of Home Audience Measurement – ESOMAR e também avaliações de experts para que seja traduzido como um manual de como se obter eficiência na construção de Planejamento de Budget e ROI de campanhas publicitárias nesse canal.
A Presidente Executiva da ABA, Sandra Martinelli, finaliza apontando o papel da entidade em fomentar esse tipo de iniciativa. “Nós trabalhamos para que experts do mercado se mobilizem conosco e nos ajudem a transformar os negócios e a sociedade. O lançamento do Guia de Métricas OOH é mais um exemplo prático desse esforço, ou seja, de como a ABA promove as melhores práticas de Marketing e ainda traduz aos anunciantes e agências as melhores soluções, com base em estudos, análises e práticas globais observadas por grandes especialistas”.