NATAL: ASSOCIAÇÕES SE UNEM E LANÇAM CAMPANHA “COM PUBLICIDADE RESPONSÁVEL NÃO SE BRINCA”

11 de dezembro de 20237min
ABA-entidaes
Campanha conta com apoio de 32 entidades e está dedicada às regras do Conar sobre as melhores práticas de comunicação publicitária em qualquer plataforma

Liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), 32 instituições – entre associações, federações, sindicatos e institutos – se uniram para lançar a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, especialmente elaborada para o período de 10 a 24 de dezembro.

São 15 posts inspirados no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP) e no Guia do Conar de Publicidade para Influenciadores Digitais. “Esse é o quarto ano que unimos essas Associações com esse propósito. Os temas que escolhemos para essa campanha foram levantados a partir das dúvidas comuns que recebemos de nossos associados”, afirma Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

O primeiro post da campanha PUBLICIDADE POR INFLUENCIADOR DIGITAL, define o que é publicidade por influenciador para o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O texto informa que “é aquela que atende, cumulativamente, a três requisitos: divulgação de produto, serviço, marca ou outro sinal a eles associado, feita por influenciador em rede sociais; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e/ou agência; e ingerência por parte do anunciante e/ou agência sobre o conteúdo da mensagem (controle editorial na postagem do Influenciador).

“Reforçamos nosso compromisso com a publicidade transparente, ética e responsável, liderando essa campanha, pelo quarto ano, juntamente com a Abral, e engajando importantes entidades do mercado com o objetivo de reforçar o cuidado e a responsabilidade na divulgação de produtos e serviços online para crianças e adolescentes. Elaborada especialmente para o Natal, dentre as boas práticas de comunicação abordadas na campanha estão a importância de que a publicidade seja identificada de forma clara, o cuidado nas falas para com esse público, e a reflexão em relação ao consumo consciente”, afirma Sandra Martinelli, CEO da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Atualmente, o Brasil está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. Além disso, a Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, esse tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Associações que apoiam a campanha:
  1. ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
  2. ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
  3. ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa
  4. ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
  5. ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
  6. ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
  7. ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas
  8. ABOOH – Associação Brasileira de Out of Home
  9. ABP – Associação Brasileira de Propaganda
  10. ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação
  11. ABRADI – Associação Brasileira dos Agentes Digitais
  12. ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens
  13. ABRAMARK – Academia Brasileira de Marketing
  14. ABRATEL – Associação Brasileira de Rádio e Televisão
  15. ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
  16. ABTA – Associação Brasileira de Televisão por assinatura
  17. ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
  18. ADIBRA – Associação Brasileira de Parques e Atrações
  19. AMPRO – Associação de Marketing Promocional
  20. ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
  21. ANJ – Associação Nacional de Jornais
  22. APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
  23. CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário
  24. CNCOM – Confederação Nacional de Comunicação Social
  25. FENAERT – Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão
  26. FENAJORE – Federação Nacional das Empresas de Jornais e Revistas
  27. FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
  28. IAB – Interactive Advertising Bureau
  29. INSTITUTO PALAVRA ABERTA
  30. IVC – Instituto Verificador de Comunicação
  31. SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão
  32. SINDEPAT – Sistema Integrado De Parques E Atrações Turísticas

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