A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou nesta terça-feira (22) o guia “Better Marketing: Priorizando Pessoas”, uma tradução livre do original “Better Marketing: Putting People First”, da World Federation of Advertisers (WFA).
De acordo com Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, o objetivo desse guia é inspirar os profissionais de marketing a estreitarem a conexão das marcas com os consumidores. “Ele traz experiências reais de empresas que em resposta ao mundo de rápidas mudanças e de propósitos cada vez mais marcantes, mobilizaram de maneira corajosa e disruptiva as suas comunicações e culturas organizacionais”, afirmou.
O documento é uma entrega do comitê de Branding e Conteúdo da ABA, presidido pela Kellen Silvério, diretora de marketing da Hasbro Brasil. “É um tema muito importante para que as marcas tenham crescimento sustentável. Esse guia concretiza o nosso compromisso de contribuir para o mercado brasileiro e alcançar o better marketing de forma ética e sustentável”, comentou.
Nelcina Tropardi, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da Heineken e presidente da ABA, destacou que o engajamento eficaz, positivo e transformador das marcas com consumidores é um dos maiores desafios da indústria.
Para ela o guia representa uma contribuição consistente dessa revolução e está atrelado ao propósito de mobilizar o marketing para transformar o marketing e os negócios. “A confiança é a chave para a transformação, pois ela irá estabelecer e consolidar as conexões afetivas e emocionais entre pessoas e empresas. Não é sobre vender produtos ou serviços, nem sobre fazer os consumidores acreditarem nas marcas, mas sobre fazer pessoas acreditarem nelas mesmas e em causas que transformam o mundo para melhor. É sobre propósito.”