A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) lança esta semana o Guia ABA de Boas Práticas da Transformação Cultural nas Organizações.
O Guia é uma entrega do Comitê de Comunicação da ABA, presidido por Regina Teixeira, diretora de assuntos corporativos da PepsiCo. A associação contou com a parceria da United Minds, que há duas décadas estuda o tema.
“Falar de transformação parece não ser mais novidade. Porém quanto nossos times estão de fato preparados e adaptados para atuar neste ecossistema em que a flexibilidade já não é mais uma opção e sim um requisito para sobrevivência?”, questiona Nelcina Tropardi, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da Heineken e presidente da ABA.
“Sabemos que ainda há espaço para a inspiração e conhecimento neste sentido e para a aproximação significativa entre marcas e consumidores. Este conceito é completamente alinhado ao propósito da ABA de ‘Mobilizar o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade’”, completa Nelcina.
Para Regina Teixeira, essa efervescência de marcas, mídias e serviços tornam a comunicação e acessibilidade ao cliente e aos próprios colaboradores ainda mais difícil, se fazendo necessária uma readequação de culturas e valores. “Pois os antigos padrões de marketing, comunicação e atendimento já não se fazem factíveis na realidade atual”, afirma.
“Nosso objetivo é organizar estes conteúdos e compartilhá-los da forma mais sintética, estruturada e clara possível”, explica Rodolfo Araújo, vice-presidente da United Minds para América Latina.
Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, reforça que “ao abordar cinco passos essenciais para a transformação cultural nas organizações, estamos certos de que este guia de boas práticas será o braço direito dos profissionais de Comunicação Corporativa que farão grande diferença em nossa sociedade.”