Associação Brasileira de Anunciantes realiza edição 2021 do ABA Cannes Insights, by GoAd Media
Evento traz análise e discussão sobre o maior festival de criatividade do setor
São Paulo, 30 de julho de 2021 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou nesta quinta-feira, dia 29, o ABA Cannes Insights, by GoAd Media, que contou com a co-curadoria de José Saad Neto, Head of Insights da GoAd Media. Em edição 100% digital, o encontro trouxe os principais temas, projetos e insights do Cannes Lions, maior evento de criatividade do mundo, que premiou projetos de 2020 e 2021. “A relevância do Cannes Lions vai além das fronteiras do marketing e comunicação, ele destaca novas formas de conectar marcas e pessoas, revela as necessidades da sociedade e valoriza projetos de real impacto no mundo e nas pessoas”, ponderou Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da Arca+, durante a abertura do evento.
Ao longo do encontro, a programação trouxe três painéis, que aprofundaram detalhes do festival: no primeiro momento a GoAd Media conduziu discussão sobre os grandes temas abordados nessa edição do evento e analisou alguns dos projetos mais aclamados; depois um painel com jurados de diferentes categorias do festival mostrou os bastidores do trabalho e os critérios de premiação; e, por fim, o público pôde acompanhar um debate com a Coca-Cola e VMLY&R, e uma relevante discussão sobre o valor da criatividade e seus resultados.
Grandes temas, tendências e principais projetos premiados no festival
Para abrir a agenda, José Saad Neto, Co-curador e Head of Insights da GoAd Media, relembrou alguns dos principais números do evento este ano: 220 horas de conteúdo; 285 jurados, sendo 19 deles brasileiros; 30 categorias; mais de 29 mil inscrições no total, com 982 Leões; sendo 1572 inscrições do Brasil e 68 Leões para o país. José Saad reforçou ainda a importância do evento, especialmente em relação a seu porte, considerando o momento desafiador atual. Saad reforçou que, entre os trabalhos apresentados, muitos foram realizados na pré-pandemia, mas destacou que o contexto atual também foi contemplado, mostrando como as marcas estão se adaptando nesse novo mundo.
“Cannes trouxe, sobretudo, uma avaliação sobre o valor incrível e irrefutável da criatividade. Num contexto de pandemia, em que o varejo e muitas outras categorias sofreram muito, Cannes endereçou respostas significativas de como as marcas podem entregar sentido e relevância nesse contexto”, analisou Saad, que em seguida exemplificou seu discurso com a exibição de campanhas que se destacaram, comentando cada uma delas.
A partir deste contexto renovado da criatividade, a GoAd Media mapeou algumas tendências transversais que cruzaram as 30 categorias do festival e a agenda dos conteúdos. Saad mostrou todas elas ilustrando com mais cases que compuseram o festival. Abaixo estão listadas as principais tendências apresentadas:
Gaming to business; Business Transformation; Design de Produtos; Mercados Emergentes; Potência do Storytelling; Criative Data; Emergência Climática; Resistência Antirracista; Respeito e Diversidade; Urgência da Inclusão.
Os bastidores do trabalho dos jurados e os critérios da premiação
Com participação de Gabriela Soares, Head of Strategy da Talent Marcel e jurada em Creative Strategy Lions; Domenico Massareto, CCO da Publicis Brasil e jurado em Social & Influencer Lions; Luciana Haguiara, Diretora Executiva de Criação da MediaMonks e jurada em Digital Craft; Sergio Gordilho, copresidente da Africa e jurado em Creative Commerce Lions; e moderação de Jacqueline Lafloufa, jornalista, pesquisadora na Unicamp e curadora Cannes Insights 2021 da GoAd, o grupo começou analisando a versão do festival no formato online. Entre ponderações e análise de prós e contras, todos concordaram que diante do cenário atual e após um cancelamento em 2020, foi uma decisão muito acertada realizar o festival digital, mas lamentaram a falta de contato e a possibilidade de comemoração, que é tão característica do festival.
O grupo também discutiu sobre as principais diferenças observadas no comparativo das campanhas realizadas no período pré-pandemia e ao longo da pandemia; a participação do Brasil, que este ano teve um número menor de prêmios, porém mais qualificado; as possibilidades de se levar uma experiência digital para melhorar a vida da sociedade; e a questão de causa e propósito (com relevância), tão essencial para a comunicação das marcas nesse momento.
A fórmula do trabalho criativo de marcas celebradas no festival
Por fim, o evento trouxe Fernando Taralli, CEO da VMLY&R, e Raquel Scrivano, Diretora de Mídia & Shopper da Coca-Cola e Conselheira da ABA, em um papo com Claudia Penteado, jornalista, colunista de Comunicação na Band News e Época Negócios e curadora Cannes Insights 2021 da GoAd, sobre os bastidores da construção de campanhas vencedoras de Cannes e o grande desafio das marcas para fazerem seu trabalho ao mesmo tempo em que ajudam o mundo a se tornar um lugar melhor.
A VMLY&R assinou a campanha “I am”, da Starbucks, que levou o Cannes Glass Grand Prix. Um projeto emocionante que transformou uma das lojas da rede em um cartório para que pessoas trans pudessem, de forma gratuita, alterar seu nome.
Já o case “Papai Noel Negro” da Coca-Cola rendeu Leão de Ouro na categoria Entertainment do Festival. Raquel pontuou a importância das marcas construírem narrativas junto com pessoas e reforçou o poder da construção de uma jornada sólida e propositiva.
Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, encerrou o evento destacando: “Hoje, nós pudemos entender por que o Cannes Lions é o maior palco da criatividade mundial. Criatividade que constrói marcas, gera resultados para os negócios, transforma a sociedade e impacta o mundo de forma positiva. Passamos por temas como ESG, a fronteira dos Gaming To Business e a potência do conteúdo orientado por dados. Destacamos a urgência da representatividade e da inclusão e reforçamos valores como ética e transparência”.
Cotista Bronze: SamyRoad.
Parceiros estratégicos de 2021: Bradesco, CNN Brasil, Comscore, Eletromidia, Facebook, FSB Comunicação, Google, JCDecaux, KANTAR, Lew’Lara, Otima, Predicta, Rede Globo, UOL, Verizon Media.
Assista o evento na íntegra: https://mla.bs/077b08de
Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 62 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.
Os profissionais das suas 139 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.
A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade. É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation ofAdvertisers – que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.