ABA lança novo Guia de Diversidade na 3ª reunião do Comitê de Mídia do ano

27 de maio de 202211min
Comitê de Mídia_26052022

ABA lança novo Guia de Diversidade na 3ª reunião do Comitê de Mídia do ano 

Em formato híbrido, o encontro #ABAforadaABA foi marcado pelo lançamento do “Guia Diversidade e Representação: Foco no planejamento e compra de mídia” 

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou ontem, 26/05, mais um #ABAforadaABA, encontro em formato híbrido que marcou a 3ª reunião do Comitê de Mídia da ABA e a entrega de mais um Guia de diversidade ao mercado, seguida por um Happy Hour patrocinado pela NEOOH. 

A 3ª reunião do Comitê de Mídia da ABA foi marcada pelo lançamento do “Guia Diversidade e Representação: Foco no planejamento e compra de mídia”, uma entrega dos Comitês de Mídia, presidido por Marco Frade, Head of Media, Digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo, e vice-presidido por Paulo Carneiro, Gerente de Comunicação & Mídia Digital da Coty, e de Comunicação & ESG, presidido por Fabiola Duarte, Head of Communication da L’Oréal. 

A ABA tem levado ao mercado diversas iniciativas relacionadas ao pilar de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), por meio de sua agenda estratégica, tendo lançado o “Guia de Diversidade & Inclusão no Processo Criativo das Marcas”, “Guia para Diversidade e Inclusão: A abordagem de um profissional de marketing”, “Guia de boas práticas de combate ao etarismo”, além do “Guia para representação responsável de gênero na publicidade”. 

Com o propósito de mobilizar o marketing para transformar negócios e a sociedade, e diante da responsabilidade dos profissionais da área de atuarem como agentes transformadores da sociedade e contribuírem para um mundo mais justo através de uma comunicação mais diversa, inclusiva e representativa, a ABA trouxe para o mercado brasileiro este Guia, uma livre tradução de sua versão original elaborada pela WFA – World Federation of Advertisers. 

“Nosso objetivo é estimular os anunciantes a terem um olhar progressista e inovador e, com este guia, provocarmos os profissionais de marketing a se desafiarem e não aceitarem os estereótipos ou generalizações que ainda temos em relação a alguns públicos. Ele traz à luz reflexões e indica alguns caminhos para que o marketing dê mais visibilidade à pluralidade de consumidores que representam oportunidades muitas vezes desperdiçadas pelas marcas, mas que podem ser alcançadas com planejamento e execução de mídia mais inclusivo e representativo”, diz Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da AKIPOSSO+. 

“Desde 2018, DE&I está na agenda estratégica da ABA. Já publicamos quatro guias que abordam essa temática; inúmeros webinares; o livro `Reflexões – Diversidade & Inclusão´ (Editora Leader), que escrevi com Nelcina Tropardi, publicado no ano passado, e o Censo Global de Diversidade e Inclusão no Marketing, que construímos junto com a WFA. Acreditamos que o marketing precisa ser fundado em uma base sólida de valores e que diversidade e inclusão não podem mais ser dissociadas das estratégias de marcas. Atuamos em diversas iniciativas acerca desta pauta porque acreditamos que, com um ecossistema diverso e inclusivo, o marketing é mais criativo e inovador para transformar os negócios e a sociedade”, diz Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA. 

“Ao trazer o presente guia para o mercado brasileiro, o Comitê de Mídia da ABA propaga as boas práticas que promovem a diversidade e a representação em nosso ecossistema por meio de reflexões e orientações para um planejamento e compra de mídia mais inclusivo, aproveitando as oportunidades que isso pode trazer para as marcas, como se humanizar, zelar por suas reputações, pela lealdade do consumidor, ter mais criatividade e inspiração, ser inovadora e consequentemente, ter uma melhor performance”, relata Marco Frade. 

“Apoiamos um marketing diversificado e representativo e, para isso, muitas vezes é preciso quebrar barreiras e fugir de vieses enraizados para ir contra estereótipos e preconceitos. Este guia tem como objetivo, apoiar os profissionais do marketing para atuarem de forma crítica, questionadora e disruptiva, garantindo que a diversidade esteja presente em todas as etapas da criação, bem como no planejamento e compra de mídia.”, afirma Fabíola Duarte. 

A 3º reunião do Comitê de Mídia da ABA contou com Fernanda Castilho, General Manager da MOSS, e Calvin Trubiene, Environmental Consultant da
Gol Linhas Aéreas, como Guest Speakers, discorrendo sobre “Sustentabilidade e Mídia”. Em seguida foi aberto espaço para debate entre os líderes presentes.  

Acesse o guia em: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Guia-ABA-de-Diversidade-Inclus%C3%A3o-no-Processo-Criativo-das-Marcas-completo-digital.pdf  

Sobre a ABA 

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 62 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo. 

Os profissionais das suas 127 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável. 

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa. 

Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade. É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers – que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo. 


Associe-se

Faça parte da única associação do Brasil que tem por finalidade defender e representar coletivamente os interesses das empresas anunciantes no campo político e institucional, além de aglutinar, desenvolver e disseminar melhores práticas para potencializar melhores resultados no campo técnico-profissional.


CONTATO

LIGUE AGORA



Últimas notícias

1 de março de 2024

1 de março de 2024

1 de março de 2024



Endereço ABA


Av Paulista 2073 – Horsa I – Cj 2303 – Bela Vista – São Paulo SP – CEP 01311-940