4ª premiação President’s Awards da WFA recebida pela ABA em Istambul, na Turquia, e lançamento do novo livro que reforça a importante atuação do Advocacy da entidade são destaques do trimestre
São Paulo, 01 de junho de 2023 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou hoje (01/06), sua 2ª Reunião de Diretoria Nacional de 2023, onde foram apresentados os destaques da entidade nos meses de abril e maio.
Nelcina Tropardi, Presidente da Diretoria Nacional da ABA e Diretora Geral de Jurídico, Rel. Gov, ESG e Compliance da Dasa abriu a reunião com update sobre as frentes dos representantes da ABA no Conselho Superior do CENP. Na sequência, deu ênfase a importância da nova obra da ABA, “Advocacy ABA: defesa permanente da liberdade de expressão e da autorregulamentação na publicidade”, publicada pela Editora Leader, e o sucesso dos dois dias de lançamento, 30 e 31/5, em São Paulo e Brasília, respectivamente. “O livro reúne 54 documentos, produzidos nos últimos sete anos, nos quais a entidade participou de audiências, elaborou papers, manifestações e contribuições para consultas públicas, promovendo e realizando encontros e reuniões com parlamentares para promover o marketing responsável, a liberdade de expressão e a autorregulamentação”, comentou Nelcina, que prefaciou a obra.
O livro conta com prólogo de Sergio Pompilio, Presidente do Conselho Superior da ABA e Presidente do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária; e editorial “Desafios de uma Geração”, por Dra. Vanessa Vilar, Group General Counsel Ice Cream na Unilever.
A obra foi organizada por Sandra Martinelli, CEO da ABA, e é resultado da contribuição do seu pilar de Advocacy, liderado pelos Comitês Jurídico e de Relações Governamentais da Entidade, presididos, respectivamente, por Dra. Eliane Quintella, da Softys Brasil, e Daniela Rios, da P&G; com o apoio da Foco Relações Governamentais, assessoria da entidade em Brasília, representada pela sua Sócia-Diretora, Carla Bencke, e da Magalhães e Dias Advocacia, consultoria jurídica da ABA, há mais de uma década, representada pela sua Sócia, Dra. Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias. “O pilar de Advocacy da ABA tem uma atuação de extrema relevância para os associados da entidade. Somente este ano, de fevereiro a maio, já foram mais de 30 frentes de atuação, com 17 manifestações enviadas, 5 reuniões com entidades parceiras, incluindo desde 2021 o esforço para atualização da PL2630/2020, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, mais conhecida como PL da Fake News”, comenta Martinelli.
Hoje a ABA conta com 11 parceiros estratégicos que apoiam e fortalecem sua atuação como única entidade que representa os anunciantes e mais de 120 associadas. “Realizamos nestes últimos 60 dias cerca de 30 reuniões dos 9 Comitês e 4 Grupos de Trabalho da ABA, inauguramos a nova sala de reuniões da entidade, que tem agora o Naming Rights da Lew’Lara, e realizamos, em 04/04, o ABA SXSW 2023, by GoAd, evento que contou com mais de 700 inscritos, 12 palestrantes e com a cocuradoria de José Saad, da GoAd Media, trazendo os principais insights do SXSW e as tendências para o mercado de publicidade e marketing”, completou a CEO da Associação.
Este trimestre foi também de intenso reconhecimento para a ABA e suas lideranças.
Nelcina Tropardi foi eleita, como representante do Conar/Brasil, como diretora do Executive Committee da ICAS – International Council on Ad Self-Regulation, onde junto com outros 14 C-levels, incluindo Stephan Loerke, CEO da WFA e Vice-Presidente da ICAS, terá como missão fortalecer e aumentar a promoção de programas eficazes de autorregulamentação da publicidade como forma de garantir práticas de marketing responsáveis em todo o mundo.
De 25 a 28/04, Sandra Martinelli participou da Global Marketer Week 2023, em Istambul, na Turquia, principal evento anual da WFA – World Federation of Advertisers, e recebeu, em nome da ABA, o troféu WFA President’s Awards – Recognising excellence in industry leadership, pela 4ª vez, premiação de honra que neste ano destacou a iniciativa “Com publicidade Responsável não se brinca”, campanha liderada pela ABA, em parceria com a Abral, e inspirada no Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar. Na ocasião, Martinelli também foi eleita pelo 9º ano consecutivo, membro do Executive Comittee da WFA.
Até o final do ano a ABA ainda tem mais quatro grandes eventos em seu calendário: em 27/07 o ABA Cannes Insights, com cocuradoria de José Saad e já com inscrições abertas; em 27/09, o ENA 2023, com cocuradoria da Kantar; em 30/08, o Branding @ ABA & Grupo Record, e em 31/10, será realizado o ABA Summit, com cocuradoria da consultoria Amelie.
Com uma programação de conteúdo de extrema relevância para o mercado, a ABA lançou, em 27/04, o “Guia diálogo aberto sobre o negócio e o relacionamento Cliente-Agência”, uma entrega dos Comitês de Mídia e Sourcing, exclusiva para associados; e para 22/06 está previsto o lançamento do “Guia CMO para Ética de Dados na Prática”, uma entrega dos Comitês Jurídico e de Sourcing, e do GT Privacidade e Proteção de Dados, também exclusivo para associados.
A 2ª Reunião de Diretoria Nacional de 2023 contou com a apresentação da situação orçamentária da entidade, realizada por Paulo Neves, CFO da ABA; e o update sobre o compromisso que empresas associadas da entidade, do setor de alimentos e bebidas não alcoólicas do Brasil, assumiram de revisitar suas políticas de marketing e publicidade responsável para crianças, estabelecendo critérios nutricionais padronizados por categoria.