Na sede da associação, em São Paulo, potentes lideranças femininas de entidades associativas do marketing e da comunicação, se reuniram para um encontro especial tendo como guest speaker Olga Martinez, da Amélie Consulting, que apresentou sobre propósito de marca e seus resultados nos negócios
São Paulo, 08 de maio de 2024 – Na manhã de quarta-feira, 08 de maio, a ABA recebeu em sua sede, na Av. Paulista, 2073, em São Paulo, o 3º encontro da Confraria Mulheres Dirigentes de Entidades, iniciativa da ABA, que é representada por sua CEO, Sandra Martinelli, e sua Presidente, Nelcina Tropardi, e da qual fazem parte 24 potentes lideranças femininas de entidades brasileiras. O café especial da manhã especial contou com a participação especial de Olga Martinez, Sócia da Amelie Consulting, que apresentou sobre “Posicionamento de marca que gera resultados”.
“A Confraria é um grupo informal criado pela ABA com o objetivo de juntar essas potentes vozes de lideranças femininas para a troca de conhecimento, experiências profissionais e de vida, além de ampliar o relacionamento, a união e a parceria de entidades associativas no setor de marketing e comunicação, acreditando no alto poder da colaboração, da união de perspectivas, olhares e competências diversas para a construção de um mundo melhor”, comenta Sandra Martinelli, CEO da ABA e idealizadora da Confraria.
No encontro, Olga Martinez abordou a importância do propósito de marca para a conexão com os consumidores e a geração de resultados, os caminhos para encontrar um propósito autêntico, como transformar o propósito em ação, as estratégicas de marketing alinhadas a esse posicionamento, os resultados que gera para as marcas, no curto e longo prazo, dentre outros pontos importantes. Ao final, foi aberta uma rodada de perguntas & respostas para reflexões sobre o tema apresentado.
“Estamos numa era em que as marcas são julgadas não somente pelo que fazem como produtos ou serviços, mas pelo impacto que geram, por seus valores e posicionamentos. Ter um propósito nunca foi tão necessário para guiar os negócios e se conectar com o público-alvo como agora, mas, propósito não é só criar uma frase bacana. Ele precisa se relacionar com o negócio de modo a potencializar a empresa ou a marca. Precisa ser inspirador, crível, relevante e perene. E para isso, o melhor caminho é que seja construído pela colaboração de olhares e competências diversas, que vão conseguir desafiar o status quo e trazer inovação real e profunda nas organizações”, discorre Olga Martinez Garcia, Sócia fundadora da Amélie Consulting.
A Olga e a Amélie foram parceiras na criação do propósito da ABA em 2017: “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, que foi construído seguindo essa premissa da construção coletiva, pilar da entidade, com a participação dos líderes dos Comitês da ABA e da diretoria. Para Sandra Martinelli, todos na Entidade foram transformados junto a definição desse propósito. “Precisamos acreditar nesse propósito para pautar nosso trabalho e nossa caminhada”, diz. “Definir o propósito da entidade, ajudou a reforçar o protagonismo da ABA e a mostrar que conquistamos um espaço relevante para unir os diferentes participantes do mundo do marketing na missão de construirmos juntos um futuro melhor, com um marketing mais ético, pujante, transparente e responsável”, completa a CEO da ABA.
- Lideranças que fazem parte da Confraria Mulheres Dirigentes de Entidades:
- Ana Moisés, Presidente do IAB
- Andrea/Weiss, diretora da ABOOH
- Carolina Morales, presidente da ABRADi
- Carolina Negri, Presidente Executiva da Sindepat
- Cris Camargo, CEO do IAB
- Daniela Rios, Presidente da Sipatesp
- Erika Diniz Silla Carvalho, Diretora Executiva da ABPI
- Fabi Soriano, Diretora Executiva da Central de Outdoor
- Heloisa Santana, presidente-executiva da Ampro
- Juliana Marra, Presidente da ABIPLA
- Juliana N. Albuquerque, vice-presidente executiva do Conar
- Marcia Esteves, presidente da ABAP
- Mariana Panhoni, Diretora Executiva da ABAP
- Marianna Souza, CEO da APRO
- Marici Ferreira, diretora presidente da ABRAL
- Melissa Vogel
- Nelcina Tropardi, presidente da ABA
- Patricia Alexandre, Diretora Executiva da Sinapro SP
- Patricia Blanco, presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta
- Regina Augusto, diretora-executiva do Cenp
- Regina Bucco, diretora-executiva da Aner
- Renata Blanc, Presidente da ALBB
- Sheila Magri, Diretora Executiva na ABRACOM
- Sandra Martinelli, CEO da ABA e anfitriã