Marketing Quântico: ABA Summit 2025 debate o consumidor do amanhã

18 de setembro de 202512min
Martinellie e Raja
CEOs e líderes C-Levels de anunciantes, agências, veículos e plataformas debateram inovação, tecnologia e comportamento do consumidor para moldar a nova mentalidade de marketing na era da hiperconexão

São Paulo, 17 de setembro de 2025 – O ABA Summit 2025, promovido pela ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, reuniu líderes nacionais e internacionais para debater o tema “Marketing Quântico: Dominando a Nova Mentalidade de Marketing para os Consumidores do Amanhã”. O evento aconteceu em formato híbrido, no Cinemark do Shopping Iguatemi, em São Paulo, e com transmissão virtual, tendo mais de 700 inscritos.

A abertura do evento foi feita por Sandra Martinelli, CEO da ABA, que reforçou a missão da associação: “A ABA tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. Acreditamos que a construção coletiva é o caminho para encontrar as melhores soluções para os dilemas do nosso tempo.”

 

Em sguida, Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente da Área Jurídica, ESG e de Assuntos Corporativos do Carrefour, destacou a importância de preparar o setor para mudanças rápidas: “O ritmo alucinante das mudanças no comportamento do consumidor exige que as marcas entrelaçam dados, criatividade e tecnologia para entenderem profundamente seus hábitos e anteciparem suas necessidades. O marketing quântico já é realidade, um verdadeiro manual de sobrevivência para que possamos nos conectar a um consumidor imprevisível, que vive em múltiplas realidades ao mesmo tempo.”

O Chief Marketing and Communications Officer da Mastercard, membro do Executive Leadership Team e do Management Committee da empresa, Raja Rajamannar, realizou a palestra magna que deu título ao evento: “Marketing Quântico: Dominando a Nova Mentalidade de Marketing para os Consumidores do Amanhã”. “O marketing quântico não é um conceito futurista, ele já é realidade. Em um mundo em que a atenção das pessoas dura menos que a de um peixe em um aquário e todos são bombardeados por milhares de mensagens por dia, precisamos repensar radicalmente nossas estratégias. Esta é a era dourada do marketing: o que vai diferenciar as marcas não é a tecnologia em si, mas a criatividade com que a utilizamos.”

O 1º painel “Foco no consumidor do futuro: uma abordagem holística e integrada” discutiu como as mudanças de comportamento, valores e expectativas impactam estratégias de marketing.

Andrés González, Presidente Beauty & Wellbeing LATAM da Unilever Brasil, comentou: “O consumidor atual busca mais do que produtos: ele busca propósito. Como líderes de marcas, nosso desafio é inspirar beleza real, diversidade e autenticidade, mostrando que é possível comunicar benefícios enquanto promovemos valores positivos para a sociedade e as gerações futuras.”

Danielle Bibas, CEO da Pierre Fabre, ressaltou: “Hoje, um dos maiores desafios para as marcas é lidar com a desinformação e ajudar o consumidor a separar o joio do trigo. Precisamos garantir que informações corretas e baseadas em ciência cheguem de forma clara, especialmente em produtos que impactam a saúde e o bem-estar das pessoas.”

Para Marcos Lacerda, VP de Marca e Comunicação da TIM “o grande desafio de hoje é conquistar a atenção do consumidor, que está exposto a tantas informações e experiências de alta qualidade. As marcas precisam oferecer conversas e conteúdos relevantes, de alto padrão, para realmente se conectar e engajar de forma significativa.”

Já a Dra. Juliana Pereira, moderadora do painel, Presidente do IPS Consumo e Vice-presidente de Clientes na Amil, ponderou: “O consumidor está cada vez mais empoderado e atento aos valores das marcas. E cada interação dele nos canais de atendimento é uma oportunidade de transformar seu mindset e reforçar a conexão com a marca.”

O 2º painel, “Mentalidade Inovadora e Adaptativa”, abordou a capacidade de lidar com a complexidade do mercado e de utilizar tecnologias emergentes para criar experiências imersivas e personalizadas.

Para João Campos, Conselheiro Honorário da ABA e CEO da Seara Alimentos “o mais importante é construir confiança e relevância com o consumidor. Precisamos de consistência da marca, design e comunicação criativa que funcione em diferentes plataformas, entendendo o desejo, a ocasião e visualizando o produto de forma que engaje e motive a compra.”

Paulo Itabaiana, Diretor Nacional de Comercialização Multiplataforma da RECORD, disse: “Na Record, nossos projetos entregam às marcas pontos de contato que vão além da TV linear, incluindo streaming e canais digitais, permitindo mensurar impacto real no sellout e otimizar campanhas com base em dados, conectando audiência a resultados concretos de negócio.”

Valéria Soska, Diretora Comercial da Rede Globo, acrescentou: “Hoje a Globo consegue unir dados próprios, de parceiros e das marcas para gerar campanhas segmentadas e mensurar resultados de forma cross media, avaliando não só audiência, mas também engajamento e relevância. Conseguimos segmentar cada campanha de acordo com o público-alvo. Essa abordagem transforma a TV em um ecossistema digital, permitindo que as marcas atinjam seu target de forma precisa e mensurem o retorno de investimento em tempo real.”

Marcelo Tripoli, moderador do painel, Fundador e CEO da Zmes, destacou: “O comportamento do consumidor está mudando rapidamente, e isso exige que as marcas adotem uma mentalidade inovadora e adaptativa, utilizando tecnologia e novos formatos para se conectar de forma eficaz. A capacidade de se ajustar a diferentes plataformas, influenciadores e canais de retail media é essencial para criar experiências relevantes e personalizadas.”

O 3º e último painel “Visão do C-level”, discutiu como líderes executivos podem se antecipar e reagir às rápidas transformações do mercado e às mudanças no comportamento do consumidor.

Guilherme Martins, Copresidente do Conselho Superior da ABA e Vice-Presidente de Marketing e Inovação da Diageo, destacou que “a fragmentação do mercado abre possibilidades únicas de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na categoria certa, e o Brasil é um playground cultural que permite ler rapidamente os universos de interesse e se relacionar de forma eficiente com o consumidor.”

Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente da Área Jurídica, ESG e de Assuntos   Corporativos do Carrefour, complementou: “O consumidor é paradoxal: quer ter acesso a tudo, mas deseja uma experiência personalizada e ser visto como indivíduo. Isso exige do marketing navegar com dados, sem invadir a privacidade, e montar equipes capazes de extrair o essencial da informação, com tolerância ao erro diante da velocidade das mudanças.”

Paulo Samia, CEO do UOL, refletiu: “Nos últimos cinco anos vimos mais evolução do que nos 20 anos anteriores. A fragmentação do mercado exige multicanalidade, presença em todos os meios e agilidade para se adaptar rapidamente, porque o mercado evolui em saltos quânticos.”

Pyr Marcondes, moderador do painel e CEO da Macuco Tech Ventures & Consulting, concluiu: “O marketing quântico permite uma comunicação hiperpersonalizada, falando com cada indivíduo de forma única, e hoje a tecnologia já possibilita esse nível de personalização, trazendo novos desafios e oportunidades para as estruturas de marketing.”

O ABA Summit 2025 foi encerrado por Nelcina Tropardi, que agradeceu a participação de todos e destacou a oportunidade proporcionada pela ABA para debaterem um tema tão atual. “Quando a ABA traz no seu slogan ‘O futuro passa por aqui’ não é sobre um lugar para onde vamos e sim um lugar que nós, anunciantes, estamos construindo agora. E ele é quântico”, finalizou.

Com mais uma edição de sucesso, o ABA Summit reafirma seu papel como referência para líderes e profissionais que buscam debater tendências e buscar, juntos, os melhores caminhos para os desafios da nova era do marketing.



Associe-se

Faça parte da única associação do Brasil que tem por finalidade defender e representar coletivamente os interesses das empresas anunciantes no campo político e institucional, além de aglutinar, desenvolver e disseminar melhores práticas para potencializar melhores resultados no campo técnico-profissional.


CONTATO

LIGUE AGORA



Últimas notícias

6 de outubro de 2025

11 de setembro de 2025

5 de agosto de 2025



Endereço ABA


Av Paulista 2073 – Horsa I – Cj 2303 – Bela Vista – São Paulo SP – CEP 01311-940

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?