
ABA lança Anuário 2025: publicação destaca avanços, entregas e a agenda estratégica que projeta o futuro do marketing e da comunicação no Brasil
São Paulo, 30 de outubro de 2025 – A Associação Brasileira de Anunciantes – ABA – lança o Anuário ABA 2025, uma espécie de “diário de bordo” que registra e consolida as entregas e marcos do último ciclo, reforçando o protagonismo da entidade na defesa de uma indústria livre, ética, diversa e responsável. A nova edição celebra a evolução do marketing e da comunicação sob a ótica do protagonismo colaborativo, que tem norteado a atuação da ABA há mais de seis décadas.
O lançamento aconteceu durante a Reunião Anual do Conselho Superior da ABA, realizada na sede da Diageo, em São Paulo, reunindo mais de XX lideranças da Entidade.
“O Anuário 2025 é um reflexo da força coletiva do nosso ecossistema. Ele traduz o movimento de colaboração entre anunciantes, agências, veículos, plataformas e entidades que compartilham a crença de que o marketing é uma alavanca de transformação para os negócios e para a sociedade. Seguimos com o mesmo entusiasmo e propósito que nos trouxe até aqui: fazer da ABA um espaço de diálogo, aprendizado e construção de futuro”, afirma Sandra Martinelli, CEO da ABA.
Com 384 páginas neste ano, a publicação traz 62 matérias e 37 anúncios, além de entrevistas exclusivas, artigos de lideranças do mercado e análises sobre as principais tendências do marketing e da comunicação em 2025, como o avanço da inteligência artificial generativa, a consolidação da agenda ESG e o fortalecimento da diversidade e inclusão como pilares de estratégia.
“Vivemos um momento de aceleração e reinvenção. A ABA tem sido uma bússola para o mercado, guiando as discussões e articulando ações que impulsionam o crescimento responsável. Este anuário é mais que um registro; é um convite para olharmos adiante, com coragem e compromisso coletivo”, destaca Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-presidente da área jurídica, ESG e de assuntos corporativos do Carrefour.
Com um quadro robusto de 128 associadas, com mais de 1400 marcas associadas, 18 setores representados e mais de 90 líderes atuando no Conselho Superior, na Diretoria Nacional, Conselho Fiscal, Comitê de Compliance, Comitês Nacionais e Grupos de trabalho, a ABA reafirma sua representatividade como a única entidade que representa os anunciantes brasileiros e mantém forte presença internacional por meio da WFA – World Federation of Advertisers, compondo seu Executive Committee há uma década.
A distribuição do Anuário está planejada da seguinte maneira: 1200 exemplares impressos (500 destinados ao mailing VIP do jornal Propmark e 700 para associados e lideranças) e 9 mil cópias digitais, enviadas para um mailing qualificado com executivos de marketing, comunicação, agências, veículos, plataformas e entidades do setor.
“A ABA tem um papel essencial na construção de uma indústria de marketing baseada na confiança e no impacto positivo. O Anuário 2025 reflete o avanço dessa agenda e mostra o quanto o trabalho de advocacy, colaboração e conhecimento compartilhado tem moldado um mercado mais preparado para o futuro”, reforça Sérgio Pompilio, Presidente do Conselho Superior da ABA e Diretor Executivo Jurídico, e Assuntos Corporativos da Ypê.
Com o propósito de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, a ABA segue em 2025 fortalecendo alianças estratégicas, produzindo conhecimento relevante e inspirando práticas que unem inovação e responsabilidade.



