
A VoxComm, voz global das agências, e a Word Federation of Advertisers (WFA) se uniram para o lançamento de um novo e importante recurso para reformular e aprimorar estratégias de seleção de parcerias. O guia Princípios Orientadores para Seleção de Agências tem como objetivo otimizar processos, promover a colaboração e reduzir ineficiências entre agências e clientes.
A ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário, afiliada à VoxComm, apoia o movimento. A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) também aderiu ao documento e incluiu recomendações de boas práticas para a sustentabilidade do mercado.
“Este lançamento reforça um movimento global e local em direção a relações mais transparentes, equilibradas e colaborativas entre anunciantes e agências. A ABAP apoia e estimula esse debate, em sintonia com iniciativas como o Pacto CENP, que também promove práticas mais responsáveis e sustentáveis no nosso mercado”, explica Mariana Panhoni, diretora-executiva da ABAP. “São esforços complementares que fortalecem a confiança, a ética e a eficiência em toda a cadeia da comunicação publicitária”, destaca.
O guia, lançado durante o Festival Cannes Lions, em junho, é apontado como norte fundamental para promover mudanças na forma como as empresas selecionam suas agências parceiras. O setor é, historicamente, dominado pelo processo de pitching, uma prática que muitas vezes sobrecarrega tanto os recursos criativos quanto financeiros das agências. Essa constatação levou um conjunto de representantes de agências e clientes a elaborarem o documento, que propõe uma abordagem transparente, estruturada e focada nas pessoas para a seleção de agências.



