
ABA realiza Reunião Anual do Conselho Superior e celebra resultados de 2025 com lançamentos e homenagens
São Paulo, 30 de outubro de 2025 – A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realizou nesta quinta-feira (30) a Reunião Anual do Conselho Superior, encontro que reuniu lideranças da entidade para celebrar as importantes entregas realizadas ao longo do ano. O encontro foi presencial, sediado pela Diageo, e contou com agenda densa e estratégica, refletindo o protagonismo da ABA na promoção de uma indústria ética, colaborativa e inovadora.
A CEO da ABA, Sandra Martinelli, abriu a reunião apresentando a agenda do dia e destacando a importância do Conselho Superior como instância de governança e direcionamento estratégico da entidade. Na sequência, Sergio Pompilio, Presidente do Conselho Superior da ABA e Diretor Executivo Jurídico, e Assuntos Corporativos da Ypê, fez a abertura oficial e destacou “A ABA tem atuado com firmeza: lançando guias e livros sobre os impactos da inteligência artificial, sendo uma voz ativa no combate a desinformação e reforçando a importância do brand safety no ambiente digital, promovendo discussões com o mercado, dialogando com reguladores e defendendo o equilíbrio entre inovação e responsabilidade. Essa atuação demonstra que ética e transparência não são apenas compromissos institucionais são decisões estratégicas de negócio”.
Na sequência, o anfitrião da reunião Guilherme Martins, Copresidente do Conselho Superior da Entidade e VP de Marketing e Inovação da Diageo, deu as boas-vindas aos conselheiros e líderes e reforçou “A ABA tem um papel fundamental no fortalecimento do ecossistema de marketing e comunicação no Brasil. Somos uma entidade que defende princípios, dissemina e estimula boas práticas, promove o diálogo e impulsiona a evolução do nosso mercado”.
Entre os temas centrais da pauta, Eliane Parra, CFO da ABA, apresentou a situação orçamentária da entidade.
A manhã também foi marcada por três lançamentos estratégicos:
- O Guia ABA sobre o Futuro da Remuneração das Agências, que traz reflexões e propostas para novos modelos de parceria e valorização das relações entre anunciantes e agências; Clique para ler

- O One Page “Checklist de Boas Práticas para Contratação de Agências de Publicidade e Uso de Inteligência Artificial”, com recomendações práticas para promover relações transparentes e responsáveis; Clique para ler

- E o aguardado Anuário ABA 2025, apresentado por Sandra Martinelli, publicação que reúne as principais entregas, entrevistas e tendências do ano, consolidando a voz institucional da entidade e de seus associados. Clique para ler

A reunião também contou com um momento de homenagens a líderes que contribuíram significativamente com o desenvolvimento da ABA e do mercado. Encerrando a programação, Sandra Martinelli apresentou os destaques de 2025 e o planejamento para 2026, reforçando o papel da ABA como articuladora de pautas que defendem a liberdade de expressão, a autorregulamentação e o marketing responsável.
“É um orgulho imenso fazer parte da ABA há mais de duas décadas e testemunhar sua evolução constante. A cada ciclo, vemos uma Entidade mais sólida, plural e protagonista, que traduz em entregas concretas o compromisso com a ética, a inovação e o fortalecimento do nosso mercado. É inspirador ver como a ABA segue unindo vozes, impulsionando transformações e reafirmando o papel essencial dos anunciantes na construção de uma indústria mais responsável e colaborativa” finalizou Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-presidente da área jurídica, ESG e de assuntos corporativos do Carrefour.
O encontro foi finalizado com um brinde especial pelos resultados de 2025, celebrando mais um ano de conquistas e avanços em prol de uma indústria cada vez mais ética, inovadora e sustentável.



