
A Plurale, parceiro de mídia da ABA, lançou sua nova edição, confira:
Apresentamos nesta edição histórica um Especial sobre a primeira Conferência do Clima da ONU (COP), realizada no Brasil, na Amazônia. Ao longo de mais de um ano, Plurale cobriu as etapas preparatórias da COP30, ouvindo importantes interlocutores do processo e circulando suas edições nos mais relevantes eventos sobre o assunto. Em dezoito anos de história, este será o principal momento de nossa jornada como uma das principais mídias sustentáveis independentes do Brasil. Como o próprio nome indica, nosso propósito é fazer conexões plurais. A serviço da sociedade civil e de grandes formadores de opinião, procuramos contribuir com o diálogo da transição para a economia de baixo carbono.
Nesta edição Especial COP30, entrevistamos a CEO da conferência, Ana Toni. Em fala exclusiva, ela prevê que esta será a COP do “mutirão”, com todos os atores possíveis participando do diálogo. Além disso, ela comenta sobre empoderamento feminino nas discussões climáticas, protagonismo pelo exemplo de empresas brasileiras, e alerta para o novo tipo de negacionismo – o econômico.
Também trazemos as opiniões de alguns dos principais intelectuais sobre a COP30, perguntando sobre as expectativas em relação aos resultados do encontro, como: o jornalista e apresentador André Trigueiro; a enviada especial para o setor empresarial da conferência e presidente do CEBDS, Marina Grossi; o presidente do Observatório do Clima, Márcio Astrini; e a professora e diretora da COPPE/UFRJ, Suzana Kahn, entre outros.
Apresentamos inéditos estudos de casos de grandes empresas, que praticam a jornada ESG. Presentes nessa edição, estão: CNseg, Agropalma, Claro e Instituto Claro, Accor, Neoenergia, Veracel, Coca-Cola Brasil, Suzano, Iguá e ApexBrasil. Como Ana Toni disse em nossa entrevista, será muito importante ter a presença de empresas nesta conferência: “Quando se pensa numa COP de implementação, o governo quer ter o setor privado participando – o setor já está participando desse processo”.
A Amazônia desperta a atenção de todos não só pela floresta, mas também pelo turismo. Abordamos a expansão turística que a cidade de Belém do Pará está recebendo neste momento. Foram realizadas diversas modernizações de antigos pontos e inaugurações de novos equipamentos culturais.
Ainda na área de meio ambiente, contamos como foi a nossa experiência inédita ao acompanhar a passagem no Rio de Janeiro do ex-vice-presidente americano, Al Gore, ganhador do Nobel da Paz, pelo ativismo climático, onde alertou para o calor extremo, o degelo e os impactos para populações das mudanças climáticas que já estão acontecendo. Para completar este bloco, não poderia faltar o destaque para o audiovisual amazônico, premiado internacionalmente.
Para além das matérias da COP30, estivemos na abertura especial para convidados do Museu de Vassouras, no histórico Vale do Café (RJ). O local receberá, a partir de novembro, exposição de Tarsila do Amaral.
Esperamos que você tenha uma ótima leitura desta edição mais do que especial! Acompanhe a nossa cobertura em tempo real nas nossas mídias sociais e no site. A hora de agir é esta!



