Documento propõe iniciar aprofundamento de discussões relacionadas ao setor, sobretudo no sentido de autorregulamentações que elevem o grau de eficiência e o nível de qualidade da publicidade no Brasil
São Paulo, 15 de março de 2021 – A ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, lançou ao mercado nesta segunda-feira, dia 15, um convite para engajar todo o setor a refletir sobre o exercício da autorregulamentação na busca pela publicidade ética, transparente e responsável no Brasil. O documento é resultado do empenho de grupos de trabalho que, compostos por executivos das áreas de Marketing e Mídia das associadas da ABA, delimitaram os aspectos técnicos e estratégicos centrais da autorregulamentação.
O convite se propõe a ser um ponto de partida básico ao aprofundamento das discussões setoriais, sobretudo em prol de medidas autorregulamentares que elevam o grau de eficiência e nível de qualidade da publicidade Brasileira. O documento em questão incentiva um diálogo coerente, reforçando temas relevantes para o setor como, por exemplo, o compromisso com a transparência e livre negociação em toda cadeia de suprimentos; a não obrigatoriedade de certificações e tabelas fixas de desconto; o incentivo e valorização à segurança das marcas; com efetivo combate às fraudes, a garantia de uma mídia cada vez mais visível, confiável e amigável ao consumidor e a valorização de auditoria e medição do mercado.
Com esta declaração pública, a ABA e suas associadas realizam um convite a entidades representativas e agentes econômicos, públicos ou privados, a se engajarem em um diálogo edificante ao setor e ao Brasil.
“A ABA se organizou, local e globalmente, em torno da definição daquilo que entendemos como uma autorregulamentação transparente, ética e justa para nosso mercado, uma vez que sabemos ser também obrigação nossa buscar caminhos para garantir a qualidade total do setor. Estamos certos de que nossa contribuição para com um mercado atualizado e cada vez mais dinâmico representa um movimento que acompanha o mundo em que vivemos, cuja velocidade de mudança e modernização segue em ritmos acelerados. A ABA, praticando sua vocação para o protagonismo colaborativo, traz neste convite mais um passo dentro do caminho do nosso propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. Acreditamos nisso”, afirma Nelcina Tropardi, presidente da ABA.
O documento completo pode ser conferido na íntegra neste link.
Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 60 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.
Os profissionais das suas 145 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e é na ABA que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.
A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade. É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers – que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.