ABA SXSW Insights 2022 reuniu debates virtuais sobre inovação e economia criativa
Evento promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes em parceria com a GoAd Media refletiu sobre temas que foram destaque no festival South by Southwest
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes –, realizou nesta quinta-feira, 28, o evento virtual ABA SXSW Insights 2022, by GoAd, com cocuradoria de José Saad, Head de Insights da GoAd Media, que contou com 11 líderes de importantes marcas refletindo e debatendo sobre as principais temáticas discutidas no South by Southwest (SXSW), considerado o maior festival de inovação e economia criativa do mundo, que ocorreu em março deste ano, no Texas (EUA).
Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da AKIPOSSO+, abriu o evento explanando sobre os temas dos quatro painéis, como cultura contemporânea e seus diversos vieses, o conceito e as aplicações do Metaverso, os NFTs (tokens não-fungíveis) e o impacto que geram na economia e no varejo, a tecnologia e impacto social, creator economy e as inovações das health techs.
José Saad comandou o 1º painel, “SXSW Insights 2022” e destacou o macrotema do ano no SXSW, “descentralização: web3, NFTs, metaverso e afins”. Saad abordou sobre a evolução para a web3 e o Metacommerce, que une a experiência virtual com a conversão real, entregando na casa do consumidor uma NFT que ele adquiriu em uma loja da marca dentro do universo gamer, em um jogo, como Roblox, por exemplo. Em seguida, ele apresentou sobre 5 eixos que foram destaque no festival: diversidade & representatividade, saúde & inclusão, engajamento cívico, mídia & jornalismo, e emergência climática. Neste último, relembrou sobre o impacto da apresentação da americana Ammy Webb, futurista, autora, fundadora e CEO do Future Today Institute, que provocou nos participantes do SXSW, o exercício da repercepção “para tomar consciência de algo que já existe em meio às informações que já temos em cenários já estabelecidos, mas que normalmente deixamos passar”.
O 2º painel, “6 Takeaways do SXSW 2022”, contou com a participação de Carolina Braga, Head de Planejamento & Insights do UOL e Peter de Albuquerque, Head de Cultura & Criatividade da Ambev, que abordaram como a mudança da economia da atenção para a emoção, em que temos que criar experiências memoráveis aos consumidores, está fazendo as marcas reverem suas métricas de engajamento e abrirem um olhar mais humano e realista para entender verdadeiramente quem somos e o que realmente queremos trazer de benefício para a sociedade.
O 3º painel, “Inovação na Prática”, contou com a participação de Adriele Sousa, Gerente Digital Hub para Home Care da Unilever Brasil; Paula Rizzo, Head de Inovação / Brand Comm da Globo, e Thais Passarella, Superintendente de Marketing e Comunicação da TecBan e Membro do Conselho Fiscal da ABA, com moderação de Daniela de Lacerda, Editora e Curadora da GoAd Media, que questionou as painelistas sobre como aplicar os learnings do SXSW nas organizações. Dentre os insights deste painel está abrirmos o olhar para as comunidades que surgem em torno das novas tecnologias, pois as pessoas continuam no centro das estratégias, bem como pensar na inovação de forma coletiva e transformar os times para serem mais criativos diante de tantas tendências, mantendo a inquietude sempre viva.
O 4º painel, “O Brasil no palco do SXSW”, trouxe três convidados especiais, que brilharam no festival e destacaram o Brasil diante do mundo. Etienne Du Jardin, Cofundadora da Mimo Live Sales, única startup brasileira presente no evento este ano, fundada somente por mulheres e com apenas dois anos de existência, nascida na pandemia, contou que surpreendeu os presentes com a demonstração ao vivo das transmissões de live commerce, social commerce, e entrega de estratégia para as marcas. Adriano Stringhini, Diretor de Gestão Corporativa da Sabesp, demonstrou o case de despoluição do Rio Pinheiros como um projeto que só deu certo porque conseguiu engajar pessoas, empresas e comunidade. Ele também relembrou sobre a repercepção proposta por Amy Webb, fazendo analogia de que devemos olhar os rios não como fronteira e separação, mas como uma ligação, como conectores de cidades. Por fim, Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Interactive na AL, que participou do SXSW junto de Eduardo Lyra, da ONG Gerando Falcões, sendo a Accenture uma das startups apoiadoras do projeto Favela 3D, explicou o conceito de favela Digna, Digital e Desenvolvida. Segundo ele, o trabalho da ONG é, “cada vez mais, levar tecnologia de ponta para quem está na ponta da sociedade, mostrando – e provando – que inovação também vem das favelas”.
Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, encerrou o ABA SXSW Insights 2022, destacando os valiosos insights e os debates aprofundados sobre as tendências mundiais e as urgências da sociedade. “O aprendizado e a transformação são uma constante, cabe a nós, sermos flexíveis e abertos ao novo”, explanou Martinelli, agradecendo a presença dos mais de 200 participantes online do evento.