ABA doa acervo de livros de marketing e guias de boas práticas editados pela entidade para a Biblioteca da Fundação Dom Cabral

2 de maio de 202413min
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A parceria entre a Associação Brasileira de Anunciantes e a Fundação Dom Cabral é um marco significativo, unindo duas instituições comprometidas com a ética, a excelência e a inovação

São Paulo, 02 de maio de 2024 – A Associação Brasileira de Anunciantes – ABA, reafirma seu compromisso com a disseminação das boas práticas de marketing e comunicação e o fortalecimento do setor fincado no marketing responsável, ao doar um valioso acervo de livros e guias de boas práticas editados pela entidade nos últimos seis anos, à Biblioteca da Fundação Dom Cabral. Os quase 40 guias publicados pela ABA têm como sponsor, em sua maioria, os Comitês e GTs da entidade. Os livros doados foram publicados em parceria com a Editora Leader.

As publicações abordam tendências e refletem os desafios e pautas urgentes que integram as estratégias de marketing dos anunciantes diante das transformações do mercado e do consumidor, como o avanço do digital, o uso responsável de dados, as novas tecnologias, como IA, a reputação das marcas, liderança, advocacy, ESG, diversidade, equidade & inclusão, além de estratégias de marketing & comunicação, e mídia.

A parceria entre a ABA e a Fundação Dom Cabral é um marco significativo, unindo duas instituições comprometidas com a ética, a excelência e a inovação. “A FDC é uma das mais importantes escolas de negócios do Brasil, foi onde cursei meu MBA e onde grandes lideranças do mercado se capacitam e moldam suas carreiras. Ter a FDC como uma associada da ABA é um imenso orgulho para nós e essa parceria focada no compartilhamento de conhecimento é essencial para o avanço contínuo de nossa indústria e para que possamos construir juntos um marketing cada vez mais ético, transparente, responsável, diverso, sem deixar de lado a eficácia, a inovação e a criatividade”, afirma Sandra Martinelli, CEO da ABA.

A ABA tem o compromisso de munir seus associados e o mercado com as boas práticas globais, alinhadas à WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes e à qual é filiada e membro de seu Comitê Executivo há nove anos, representada por Sandra Martinelli. Faz parte do DNA da entidade, antecipar tendências e trazer luz à desafios que estão no dia a dia dos profissionais de marketing diante das transformações do mercado, da sociedade e do comportamento do consumidor, que impactam não somente as estratégias das marcas, como também as carreiras dos CMOs e profissionais da área, que vêm passando por constantes desafios nos últimos anos.

Somente nos últimos seis anos, a entidade publicou mais de 11 guias que abordam práticas de ESG e DE&I, além de temáticas como IA, TV Conectada, Procurement, Brand Safety, LGPD, dentre outros. Dentre as obras, se destacam “Reputação – os consumidores compram reputação e não produtos”, de 2021, “Reflexões – Diversidade & Inclusão”, de 2022, “Conectados – Por dentro do Brand Safety”, de 2022 e “Advocacy ABA: Defesa permanente da liberdade de expressão e da autorregulamentação na publicidade”, de 2023.

“Tanto os guias como os livros publicados pela ABA oferecem uma visão abrangente e aprofundada sobre o cenário atual e o futuro do marketing e da publicidade, sempre pautados pelo marketing responsável, valor que a ABA propagada em suas iniciativas. Muitos dos livros, além de serem assinados por Sandra Martinelli e por mim, trazem como coautores, lideranças C-level de marcas reconhecidas globalmente, associadas da entidade e é de extrema relevância levar essa perspectiva dos anunciantes aos alunos da Fundação Dom Cabral, podendo contribuir ainda mais para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado”, completa Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa.

A Biblioteca da Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação, é reconhecida por sua qualidade e abrangência, e agora conta com um acervo enriquecido que beneficiará estudantes, pesquisadores e profissionais em busca de insights e soluções para os complexos desafios do mundo dos negócios. “A parceria da FDC com a ABA tem gerado ações muito relevantes às nossas instituições e, em especial, a contribuição com o acervo das nossas bibliotecas é muito valiosa, pois amplia nossa diversidade de fontes de informação e de pesquisa nas disciplinas de marketing, tão presentes nos programas de desenvolvimento da Fundação Dom Cabral ”, reflete Daniel Aguado, Diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da FDC.

A iniciativa faz parte do propósito da ABA, de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade” e reflete o compromisso da entidade em apoiar a formação e capacitação de profissionais que impulsionam a inovação e o crescimento econômico em todo o país. “Esperemos que as obras da ABA sejam amplamente utilizadas e contribuam para o desenvolvimento do conhecimento e a formação de líderes empresariais preparados para os desafios do futuro”, discorre Sandra Martinelli.

Conheça os guias da ABA: https://aba.com.br/guias/

Conheça os livros da ABA: https://aba.com.br/livros-da-aba/

Saiba mais sobre a ABA: https://aba.com.br/

Conheça o acervo de livros da ABA: https://bit.ly/3SEDSNp

  • Sobre a ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais.

É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo e disseminando a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação.

Através de reuniões, comitês e GTs, eventos, publicações de guias livros, apoio à pesquisas e encontros, sempre reunindo líderes do mercado engajados no propósito da ABA, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.

Os profissionais das suas 1400 marcas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e é na ABA que os líderes desse grupo multissetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da Publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garante uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.

Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.

É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, e cofundadora e entidade mantenedora do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.

Integra o Executive Committee da WFA – World Federation of Advertisers, que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, o que representa quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, nos seis continentes, e mais de uma centena dos principais anunciantes de todo o mundo.

  • Sobre Fundação Dom Cabral

A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos, que está entre as melhores do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking do jornal inglês Financial Times 2023.

Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Cerca de 50 mil profissionais passaram pela instituição em 2022. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.


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