ABA inaugura primeira sede própria e lança novidades ao mercado publicitário durante o ABA’s Day

16 de novembro de 202114min
Inauguração nova sede RD Station

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) dá mais um passo importante em sua trajetória. Em 23 de novembro, a partir das 10h, acontecerá o ABA’s Day, dia promovido pela Entidade para encerrar um ano de entregas relevantes aos seus associados e ao mercado.

Na agenda desta ocasião estão previstas a Reunião Anual do Conselho Superior e a inauguração da sede própria da ABA. Dentre os lançamentos estarão o Anuário ABA 2021, o livro “O Pulo do Gato – Governança e Compliance da ABA”, o Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário “Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável!”, e o livro “Reflexões – Diversidade & Inclusão”.

Inauguração da sede própria da ABA

Por mais de três décadas, a ABA esteve localizada em um edifício no início da icônica Avenida Paulista, no bairro do Paraíso. No ano de 2014 a sede da entidade mudou para outro endereço renomado de São Paulo: o Conjunto Nacional. Foram sete anos no Edifício Horsa II e agora a associação se muda para o vizinho Horsa I, conjunto 2303.

Em 62 anos – e pela primeira vez na história –, esse será o endereço da sede própria da ABA, cujo evento de inauguração contará com patrocínio do Grupo Record. “Uma sede própria foi sempre um sonho para todos nós. No fim de 2020, em reunião com as lideranças da ABA, obtivemos a aprovação da Diretoria Nacional e Conselho Superior para realizar esse desejo, com o objetivo de oferecer um ambiente mais moderno e confortável para a equipe, associados, parceiros e mercado”, conta Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da Arca+.

O novo espaço conta com estrutura moderna, aconchegante, com ambientes abertos e arejados. São 220 metros quadrados extremamente translúcidos, que transmitem o conceito de transparência que permeia o trabalho da ABA como um todo. Outro ponto positivo dessa novidade será a economia gerada, uma vez que não há mais a necessidade de se pagar aluguel pelo escritório.

“Além da transparência, a nova sede da ABA será um espaço privilegiado para também promover o diálogo, debates, bem como elaborar pensamentos, ideias e boas práticas. Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade, propósito da Entidade, escrito logo na entrada do espaço, mostra a importância da comunicação como ferramenta para construir responsabilidade, ética e desenvolvimento para o contexto em que vivemos.”, afirma Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

Reunião Anual do Conselho e Anuário ABA 2021

A Reunião Anual do Conselho Superior da ABA – da qual participam os membros do Conselho e são convidados os integrantes da Diretoria Nacional, bem como os Líderes dos Comitês da Entidade – deu início à agenda do ABA’s Day, contando com abertura de João Campos, Presidente do Conselho da Entidade e CEO da Seara Alimentos, e palavras de Sérgio Pompilio, Copresidente da ABA e Vice-Presidente de Assuntos Governamentais da Johnson & Johnson.

“Esse é um grande momento para a ABA. Sem dúvida, 2021 está sendo um ano de muita superação e conquistas. Olhar nossa evolução até aqui e poder inaugurar nossa sede própria em um cenário desafiador, reflete nossos esforços e reafirma o nosso compromisso como protagonistas da construção de um mercado de comunicação pujante e mais transparente”, pontua João Campos.

Sandra Martinelli apresentará os destaques das atividades da ABA em 2021 e, na sequência, serão lançados o Anuário ABA 2021, o qual destaca e descreve as principais iniciativas lideradas pela Entidade neste ano, e o livro “O Pulo do Gato – Governança e Compliance da ABA”.

O Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário “Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável!” será apresentado por Frank Pflaumer, 1º Vice-Presidente da ABA e Vice-Presidente de Marketing & Comunicação da Nestlé, e o livro “Reflexões: Diversidade & Inclusão”, por Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da Arca+.

Jéssica Ribeiro, Diretora Institucional da ABA, apresentará os destaques do pilar de Advocacy da Entidade em 2021, e Paulo Neves, Diretor Financeiro, fará a prestação de contas, detalhando os resultados financeiros até outubro, e o orçamento para 2022.

A reunião será seguida de coletiva de imprensa mediada por Nelcina Tropardi e Frank Pflaumer.

Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário “Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável!”

O ABA’s Day será marcado pelo lançamento do Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário “Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável!”.

As boas práticas exploradas no documento são resultado de mais de 40 horas de trabalho e debates entre mais de 80 líderes do mercado, integrantes voluntários do Movimento pelas Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro. Construído em torno do diálogo e da busca pelas boas práticas no mercado de comunicação, o movimento, que resultou do convite feito pela ABA ao mercado em início de 2021 para o diálogo, foi sendo elaborado a partir de centenas de mãos e ideias, conclamando os participantes do ecossistema publicitário a se engajarem nas discussões para oferecer a todos um Guia indicativo de Melhores Práticas, capaz de contribuir para uma publicidade brasileira cada vez mais eficiente e de qualidade.

Livro “O Pulo do Gato – Governança e Compliance da ABA”

No livro “O Pulo do Gato – Governança e Compliance da ABA”, Sandra Martinelli e o time executivo da ABA apresentam os padrões e processos construídos por meio dos aprendizados de 7 anos de gestão da Entidade.

A obra é mais um legado que a ABA construiu em 2021 para que o ABA’s Team, possíveis novos colaboradores ou até mesmo em resposta a associados, possam dirimir dúvidas sobre os padrões e processos da Entidade.

O livro tem o propósito de guiar e facilitar o trabalho daqueles que participam ou venham a participar da dinâmica da ABA, compartilhando conhecimento e experiência, agilizando entregas e reduzindo a possibilidade de erros.

Sandra Martinelli conta que “decidimos pelo nome ‘O Pulo do Gato – Governança e Compliance da ABA’, pois no livro estão contidos conhecimentos que levaram anos para serem adquiridos, consolidados e implementados e que de fato elevaram o patamar da ABA como entidade de classe. Estamos em uma curva de aprendizado acelerada e esperamos que a obra seja a chave para apoiar aqueles que nesta curva desejem entrar.”

Livro “Reflexões – Diversidade & Inclusão”

Dois dos assuntos mais abordados na publicidade mundial e essenciais para a sociedade, a diversidade e a inclusão, são os temas centrais do livro a ser lançado pela ABA, em mais uma parceria com a Editora Leader, em 23 de novembro, durante o ABA’s Day.

Pensado para compartilhar reflexões sobre as principais transformações do mercado na atualidade, o livro “Reflexões – Diversidade & Inclusão” ressalta também a importância das práticas de ESG (Environmental, Social and corporate Governance) e traz dados sobre o panorama nacional e as mudanças que o mercado carece.

A obra aborda a visão sobre D&I de CEOs de associados da ABA tais como Boticário; BRF; Carrefour; Coty; Diageo; GOL; HEINEKEN; J&J; L’Oreal; Mars; Nestlé; Pepsico; Reckitt e Unilever.

“Reflexões – Diversidade & Inclusão” é um compêndio contemporâneo sobre sustentabilidade, diversidade e inclusão social, calcado nos mais modernos conceitos de ESG. O livro se tornou realidade por meio do trabalho de pesquisa e reflexões de Nelcina Tropardi e de Sandra Martinelli.

“A publicidade precisa ir além da oferta e da promoção de produtos e serviços, ela deve espelhar os anseios sociais e ser inspiração. E a diversidade nesse contexto é agente transformadora da cultura da inovação e força propulsora para a criação de conexões verdadeiras com uma sociedade plural. O livro ‘Reflexões – Diversidade & Inclusão’ é pioneiro no mercado ao trazer reflexões sobre os desafios de uma pauta que é ampla e engloba muitos aspectos, indo além das discussões de gênero e etnia, passando por temas como estereótipos, idade e condição socioeconômica, sendo extremamente fundamental para a evolução das marcas hoje”, diz Nelcina Tropardi.

“O respeito à diversidade e a cultura da inclusão contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária, ao mesmo tempo em que fortalecem o propósito das marcas e ajudam na construção da sua reputação e do brand equity. Na nova economia, é papel das empresas proteger a saúde e os interesses da sociedade e do planeta, o que coloca a agenda de D&I como prioritária dentro das organizações e na comunicação das marcas. Com esta obra, a ABA pratica mais uma vez seu propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, comenta Sandra Martinelli.

CEO da Editora Leader, Andréia Roma acredita que a missão do livro será cumprida se houver, além da reflexão, ações e resultados efetivos para as corporações. “Acreditamos que toda mudança na sociedade começa pela reflexão, passa pela informação e pela educação até ser incorporada pela sociedade. Esta obra é parte relevante das mudanças na medida em que traz todos os ângulos que se deve considerar para uma efetiva implantação no mundo corporativo de medidas com foco na diversidade e inclusão. Nela estão as informações sobre os valores indispensáveis para o processo de implantação dessas ações, destacadas com profundidade pelas autoras”, diz.

Sobre a ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 62 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.

Os profissionais das suas quase 140 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.


Associe-se

Faça parte da única associação do Brasil que tem por finalidade defender e representar coletivamente os interesses das empresas anunciantes no campo político e institucional, além de aglutinar, desenvolver e disseminar melhores práticas para potencializar melhores resultados no campo técnico-profissional.


CONTATO

LIGUE AGORA



Últimas notícias

1 de março de 2024

1 de março de 2024

1 de março de 2024



Endereço ABA


Av Paulista 2073 – Horsa I – Cj 2303 – Bela Vista – São Paulo SP – CEP 01311-940