ABA lança o Censo Global de DE&I 2023, apresentando a importância de pautas de diversidade, equidade e inclusão

27 de novembro de 20236min
Guia Censo

De acordo com pesquisa apoiada pela entidade, a única representante dos anunciantes no país, o Brasil se encontra a frente do índice de inclusão global, mas ainda tem muito a melhorar

São Paulo, 2 de novembro de 2023 – Cada vez mais pautas relacionadas à diversidade, equidade e inclusão (DE&I) emergem como pilares fundamentais para um ambiente mais acolhedor nas empresas. Nesse sentido, as organizações estão priorizando iniciativas que promovem a pluralidade de pensamento, experiências e origens. Atenta a esses pilares, a ABA lança o Censo DE&I 2023, como uma forma de ferramenta para as empresas impulsionarem a transformação para que os ambientes de trabalho para mudar e aprimorar ainda mais esse cenário. A entidade convidou e recebeu apoio local da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade – e AMPRO – Associação de Marketing Promocional nesta iniciativa.

Essas pautas deixaram de ser meramente tópicos de conversa e começaram a ser colocadas em prática. A inclusão ativa e a equidade são agora reconhecidas como impulsionadoras de inovação. Segundo o Censo DE&I 2023, o Brasil tem uma pontuação melhor do que a referência do índice de inclusão global (66% versus 63%). Atualmente não há corporação que consiga se manter relevante sem os pilares ESG, e será questão de tempo para que os parâmetros DE&I se tornem tanto quanto em qualquer empresa.

“A inclusão é a chave para desbloquear os benefícios que a diversidade pode trazer às empresas. Inclusão é não ter apenas a presença de diferentes vozes, mas também dar a essas vozes um lugar onde possam ser ouvidas, valorizadas, respeitadas e, principalmente, acolhidas. Uma cultura inclusiva encoraja a colaboração e a inovação, impulsionando o sucesso da organização”, diz Nelcina Tropardi, presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa.

“Com o propósito de “mobilizar o marketing para transformar negócios e a sociedade”, a ABA contribui para a contínua evolução e profissionalização das empresas anunciantes, pautando, alinhando e inspirando ações e boas práticas globais acerca da sustentabilidade, diversidade, inclusão. Tratamos DE&I como um dos pilares de nossa agenda estratégica, tendo na entidade o Comitê de Comunicação & ESG como fórum responsável pelas entregas referentes a este tema, sendo o Censo Global de DE&I, lançado em 23/11, nossa nona publicação sobre o tema”, comenta Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA.

O Censo DE&I 2023 considerou a atitude da indústria em questões, como: gênero, etnia, deficiência, orientação sexual, religião, etarismo e responsabilidades familiares. Entre os dados revelados, mostra que há um risco potencial, com 18% dos entrevistados indicando que, provavelmente, deixarão o setor com base na falta de inclusão e diversidade. Esse número sobe para 24% no caso de minorias étnicas e PCDs. Esse é um sinal de alerta para um setor que tem por natureza uma postura mais aberta, e cujo sucesso passa pela contribuição de grupos minoritários.

“A equidade é o alicerce da justiça organizacional, assegurando que todos tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento profissional. Isso implica na eliminação de barreiras que possam favorecer alguns grupos em detrimento de outros. Do ponto de vista social e mercadológico, é essencial que todos os colaboradores se sintam valorizados, respeitados e ouvidos em seu local de trabalho, independentemente de sua origem, gênero, raça, orientação sexual ou habilidades”, completa Fabíola Duarte, presidente do Comitê de Comunicação & ESG e Head of Communication da Diageo.

“Uma cultura diversa e inclusiva fomenta um ambiente de colaboração, em que as pessoas se sentem à vontade para contribuir plenamente e ser autênticas. Juntas, o DE&I promove a construção de equipes mais fortes e coesas, impulsionam a inovação e contribuem para o sucesso sustentável das organizações. Portanto, investir nesses princípios é não apenas uma obrigação ética, mas também uma estratégia inteligente para o crescimento e prosperidade no mundo contemporâneo”, reflete Aline Notaroberto Alexandrino, presidente do Comitê de Insights da ABA e Gerente executivo de Insights da BRF.


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