ABA realiza reunião anual do Conselho Superior

27 de novembro de 20239min
ABA reuniao

A ABA — Associação Brasileira de Anunciantes — realizou hoje, 23/11, em formato híbrido, em sua sede e com transmissão virtual, a Reunião Anual do Conselho Superior, presidido por Sérgio Pompilio, vice president of government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson e copresidido por Patricia Borges, CEO Reserve Joint-Venture & Global SVP, Luxury Business da Diageo, que contou com a participação de mais de 40 líderes da entidade.

Sergio Pompilio deu início à reunião destacando o importante trabalho e dinamismo do pilar de Advocacy da ABA, que neste ano atuou em mais de 50 frentes e entregou ao mercado o livro “Advocacy ABA: defesa permanente da liberdade de expressão e da autorregulamentação na publicidade”, reunindo 54 documentos, produzidos durante três gestões da ABA, nos últimos sete anos, na defesa dos interesses dos associados, do marketing responsável, da liberdade de expressão e da autorregulamentação.

O presidente do Conselho Superior também lembrou que 2023 foi marcado pela volta da ABA ao Cenp, após muito diálogo e o desenho de um Novo Cenp, comprometido com a autorregulamentação publicitária e a liberdade de expressão, pilares defendidos pela ABA e pelo Conar. “A autorregulamentação permite que a indústria seja auto responsável, evitando a necessidade de regulamentações governamentais excessivas, que poderiam prejudicar a liberdade criativa de expressão e a inovação, e promove a concorrência leal, garantindo que todas as empresas sigam as mesmas regras e padrões éticos, criando um ambiente de negócios saudável”, pontuou Pompilio.

Este ano, a ABA recebeu o 4º WFA President Awards – Recognising excellence in industry leadership, pela campanha “Com Publicidade responsável não se brinca”, liderada em parceria com a Abral e mais 29 entidades convidadas. “Nosso 4º WFA President Awards tem um grande significado, pois mostra ao mundo a nossa capacidade de articulação e de engajamento com outras entidades e players do setor, além de reafirmar nosso compromisso com a publicidade ética e responsável”, pontuou Patrícia Borges.

Com este reconhecimento, a ABA soma quatro WFA President Awards nos últimos cinco anos e seguindo seu propósito de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, encerra 2023 engajando mais 31 instituições em duas novas campanhas, publicada no Dia das Crianças, que reforçou o cuidado e a responsabilidade na divulgação de produtos e serviços para crianças e adolescentes, com textos baseados nas regras do Conar, e a campanha especial de Natal, que será publicada de 10 a 24/12.

Sandra Martinelli, CEO da ABA, destacou a importância do engajamento das lideranças para a ABA, e fez um merecido agradecimento a quatro líderes inspiradores que contribuíram com a entidade nos últimos anos, ajudando a fortalecer sua relevância no mercado. São eles, Frank Pflaumer, 1º VP da ABA; Patricia Borges, da Diageo; Eliane Quintella, Presidente do Comitê Juridico e Diretora Jurídica, de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade da Softys; e Daniela Rios, Presidente do Comitê de Relações Governamentais e Diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da P&G.

Paulo Neves, CFO da ABA, apresentou a situação orçamentária da entidade e submeteu à aprovação do Conselho Superior o orçamento e o reajuste das anuidades para o próximo ano, aprovados por unanimidade.

A reunião contou com o lançamento do “Censo DE&I 2023”, que traz o resultado da pesquisa apoiada pela ABA e realizada pela WFA sobre o estado de DE&I na indústria publicitária, apresentado por Sandra Martinelli. Com essa publicação, a ABA somou oito guias entregues este ano ao mercado, sendo quatro deles dentro da agenda de ESG, que é um dos pilares estratégicos da entidade, como o “Guia GARM de Sustentabilidade, com ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na indústria de mídia”; o “Marketing Sustentável 2030” e a 2ª versão da “Carta Global de Mídia”.

Na sequência, foi apresentada a “Revisão do Programa de Integridade da ABA” pelo Comitê de Compliance, presidido por Tatiana Silveira, Business Integrity Officer da Unilever, Vice-Presidido por José Marcelo Proença, Diretor Global de Compliance da JBS, e coordenado por Catarina Donda, Advertising Manager do BNDES.

Dentre as entregas do ano, Sandra Martinelli destacou a realização de cinco grandes eventos, o ABA SXSW Insights, o ABA Cannes Insights, o Branding@ABA & Record TV, o ENA – Encontro Nacional de Estudantes, e o ABA Summit, que contaram com mais de 1 mil inscritos , cerca de 30 painelistas e mais de 40 parceiros e apoiadores. “Reunimos renomados profissionais do mercado e grandes parceiros, para juntos refletirmos sobre temas que estão pautando as estratégias das marcas e alguns deles, tirando o sono dos CMOs, como marketing sustentável, diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, descentralização da comunicação, indústria dos creators, inteligência artificial, além de trazer ao Brasil os principais insights que pautaram os maiores festivais de criatividade do mundo. A ABA acredita na coconstrução e na união de forças para a busca das melhores práticas e o pioneirismo de nossa atuação somente se concretizou porque temos ao nosso lado lideranças e parceiros que compartilham dos mesmos valores da ABA e lutam por um marketing disruptivo, diverso, sustentável, ético e responsável”, refletiu.

A CEO da ABA completou com uma reflexão sobre a comemoração dos 65 anos da ABA, em abril de 2024. “Como única entidade que conecta os anunciantes brasileiros e globais, lideramos uma agenda positiva, clara e impactante, que mobiliza e engaja, enraizada no Protagonismo Colaborativo, visando promover a excelência e as melhores práticas em marketing e comunicação e estimular o diálogo necessário para o avanço do nosso mercado. Essa jornada marcada por inovação, liderança e compromisso com a transformação do mercado publicitário brasileiro chega aos 65 anos em abril do ano que vem e será muito celebrada por nós, com muita alegria, muito trabalho e que possamos contar com nossas mais de 1400 marcas associadas e parceiros estratégicos ao nosso lado”.

Martinelli lançou o Anuário ABA 2023, publicação que reúne as principais entregas e destaques na atuação da entidade durante o ano, representando mais do que uma retrospectiva, mas uma janela para as tendências emergentes que estão moldando o cenário publicitário e de comunicação no Brasil e no mundo e impulsionando a indústria de anunciantes e o ecossistema de comunicação e marketing.

Ao final, um brinde foi feito para celebrar mais um ano de muito trabalho e conquistas.


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