Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), a Associação Brasileira de Anunciantes, que comemora 65 anos em 2024, elegerá os membros de sua gestão para o biênio 2024-2026
São Paulo, 21 de fevereiro de 2024 – Em 21 de março de 2024, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, realizará Assembleia Geral Ordinária (AGO), em sua sede e com transmissão virtual, onde será realizado o processo eletivo de sua gestão para o biênio 2024-2026, com chapa única, liderada por Nelcina Tropardi, Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa. Na ocasião, serão eleitos os membros da Diretoria Nacional, Conselho Superior e Conselho Fiscal para os próximos dois anos. Também serão apresentados e validados os líderes dos 9 Comitês Nacionais, 4 Grupos de Trabalho e a composição do Comitê de Compliance da entidade.
Nelcina Tropardi será reeleita para seu terceiro mandato como Presidente da Diretoria Nacional da ABA, posição que ocupa desde maio de 2019. Em sua trajetória na entidade, presidiu o Comitê Juridico por cinco anos e como presidente da Diretoria Nacional liderou importantes conquistas, como a aquisição da primeira sede própria da ABA, depois de 62 anos pagando aluguel, e o lançamento da campanha “O futuro passa aqui” que, em 2020 norteou o novo posicionamento da entidade, de atualizar profissionais, direcionar o mercado e acolher a sociedade em um momento de profundas transformações, tendo em sua segunda fase, em 2023, um destaque para a importância da conexão entre profissionais que caminham na direção desse futuro e que se encontram na ABA.
Nos últimos cinco anos, Nelcina também levou a entidade a emergir internacionalmente, colocando o Brasil como referência global, sendo reconhecida pela WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes e a qual a ABA é associada e membro de seu Executive Committee, com quatro prêmios WFA President Awards – Recognising excellence in industry leadership. As premiações reconhecem iniciativas e guias lançados pela ABA, que representam o protagonismo colaborativo, pioneirismo e forte poder de articulação da associação, em prol da construção de um marketing mais ético, representativo e responsável, como o Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação (2022) e a campanha Com Publicidade Responsável Não Se Brinca (2023).
Nelcina liderou nos últimos anos a discussão de uma publicidade ética e responsável no Brasil, por meio do Movimento em prol das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro, que contou com a participação de cerca de 80 lideranças do setor, divididos em quatro grupos de trabalho: Boas Práticas para Livre Negociação e Estruturas de Negócios, Boas Práticas para Compra e Entrega de Mídia, Boas Práticas de Métricas de Mídia e Boas Práticas no Relacionamento entre Agências e Anunciantes. Esse Movimento resultou no lançamento do “Guia de Melhores Práticas ao mercado publicitário: por uma publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável.”
Para os próximos dois anos, a Presidente da Diretoria Nacional da ABA liderará uma agenda transformadora, focada nos desafios da contemporaneidade e alinhada à WFA, atuando em temas como, o novo perfil dos CMOs; Relações cliente-agência: melhores práticas, eficácia e agilidade; IA; Retail Media; Brand Safety; LGPD; procurement e insights em destaque na gestão de negócios; ESG e DE&I: inclusão e aceleração do tema no ecossistema; e Políticas públicas: fortalecimento do marketing responsável.
“Fazer parte da ABA é fazer parte da história de transformação do marketing no Brasil. Tenho imenso orgulho em liderar sua Diretoria Nacional , especialmente neste ano em que estamos comemorando os 65 anos de relevância, influência e compromisso da entidade com um marketing ético, transparente, pujante e na defesa da liberdade de expressão e da autorregulamentação. Juntamente com os integrantes da Diretoria Nacional, Conselho Superior e Conselho Fiscal que compõem a chapa única, e também com os líderes dos 9 Comitês Nacionais, dos 4 Grupos de Trabalho e do Comite de Compliance, seguiremos enfrentando os desafios do nosso setor, buscando as melhores soluções, compartilhando as tendências e estratégias atuais e disseminando as boas práticas globais para apoiar os anunciantes e o mercado e criar marcas cada vez mais fortes”, pontua Nelcina.
Para a Presidência do Conselho Superior da ABA, será reeleito Sergio Pompilio, Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson e presidente do Conar, um defensor da autorregulamentação, do ambiente de negócios livre e responsável, da transparência e da ética publicitária.
“Temos a importante missão de ajudar nosso mercado a evoluir convergindo a ética e a responsabilidade sem deixar de lado a liberdade de expressão e a autorregulamentação, defendidas pela ABA e pelo Conar. E esse grupo de líderes, que acredita nesse marketing transformador, encontra na ABA o ambiente de conexão perfeito para impulsionar essas mudanças, trabalhando juntos, compartilhando suas visões, estratégias e experiências para criarmos, cada vez mais, marcas fortes, relevantes, autênticas e que gerem impacto positivo para a sociedade e para o planeta”, comenta Pompilio.
Sandra Martinelli segue como CEO da ABA, posição que ocupa desde setembro de 2014, sendo também, há nove anos, membro do Executive Committee da WFA. “Nossa nova gestão atuará fortemente no interesse dos anunciantes e do mercado e em temas que estão pautando a estratégias das marcas, como a inteligência artificial, debatendo juntos e construindo coletivamente as melhores práticas locais e globais para enfrentarmos os desafios diários que os profissionais de marketing vêm vivenciando. Vamos celebrar 65 anos do forte compromisso da ABA com seu propósito de ‘Mobilizar o Marketing para transformar os negócios e a sociedade’, acreditando que podemos mudar o futuro agora, no presente”. A ABA é a única entidade que representa e conecta anunciantes no Brasil, tendo hoje mais de 1400 marcas de mais de 130 associados, de 21 setores, e uma agenda proativa e propositiva, promovendo mais de 300 reuniões por ano com o mercado, entregando uma média de 5 grandes eventos, inúmeras publicações de boas práticas, entre guias e livros, atuando em centenas de frentes de Advocacy, realizando dezenas de reuniões com membros de seus Comitês, GTs, Diretoria e Conselho, e liderando iniciativas em prol do marketing responsável e ético com outras entidades e players do mercado”, enfatiza Martinelli.
A chapa única para o processo eletivo da nova gestão é composta por:
Diretoria Nacional
Presidente da Diretoria Nacional
Nelcina Tropardi, Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa
1º Vice-Presidente da Diretoria Nacional
Álvaro Garcia, CMO da Mondelez
Vice-Presidentes da Diretoria Nacional
Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Kenvue
Fernando Careli, South America Corporate Affairs Director da Ferrero
Guilherme Martins, Vice-presidente de Marketing e Inovação da Diageo
Manuela Alves Nunes, General Counsel Unilever Brazil and General Counsel Personal Care Latam
Paula Marsilli, Diretora Latam de Mídia e Audiências da Natura & Co Latam
Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais da Ambev
Diretores
Amira Ayoub, Head de Marketing da LATAM Airlines
Ana Claudia Esteves, Branding, Advertising & Media Manager da Petrobras
André Campos, Diretor de Marketing da Haleon
André Scaciota, Superintendent of Marketing & Media do Itaú
Carla Dias, CMO da Hypera
Cecilia Dias, Vice President Marketing da PepsiCo
Daniel Bicudo, Diretor de Marketing e Negócios da Azul Linhas Aéreas
Daniela Rios, Diretora de Rel. Gov. e Políticas Públicas da P&G
Denise Door, Diretora de Marketing da Mars
Eduardo Guedes, Diretor de Marketing da Yduqs
Eliane Quintella, Diretora de assuntos jurídicos, relações institucionais e ESG da Softys
Frederico Battaglia, CMO LATAM da Stellantis
Gustavo Amaral, CMO da Bombril
Ionah Kochen, VP de Marketing, comunicação e Assuntos Institucionais da Nestlé
Juliana Cury, CMO do Santander
Luciana Bulau, Head of Sadia Brand da BRF
Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding & Comunicação do Grupo Boticário
Marco Parretti, Digital Marketing Director do Carrefour
Mariana Pimentel, LATAM Legal Director – Brazil Public Affairs Director da Pernod Ricard
Marina Fernie, VP Marketing, Digital and S&I da Danone
Mauro Homem, VP Sustainability & Corporate Affairs da HEINEKEN
Regiane Bueno, VP de Marketing da Coty
Renata Vieira, Sr Marketing Director da Reckitt Hygiene
Renato Firmiano, Marketing Director da BASF Suvinil
Tatisa Fabris, Gerente Nacional de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital da Caixa
Victor Soffiatti, Media & Data Director at da L´Óreal
Conselho Superior
Presidente do Conselho Superior
Sergio Pompilio, Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson
Copresidente do Conselho Superior
Christianne Rego, CMO da General Motors
Conselheiros do Conselho Superior
Adriana Cardinali, Diretora Jurídica do Mercado Livre
Afonso Champi, Conselheiro Consultor
Ana Carolina de Castro, Gerente Executiva de Marketing Digital do Banco do Brasil
André Svartman, CMO do Grupo DPSP
Camila Ribeiro, Diretora Sênior | Advertising, Media & Brand Management da Tim
Carla Dart, South Zone Latam Sr Media Director da Coca-cola
Christina Larroude, Diretora de Marketing da
Claudia Neufeld, CMO da The Walt Disney Company
Danielle Bibas, Conselheira Consultora
Fabio Toreta
João Campos, CEO da Seara Alimentos
Lucia Bittar, CMO da Samsung
Maria Belen Silvestris, CMO da P&G
Mariana Lucena, Corporate Affairs Latam Director da Haleon
Nathalia Garcia, Diretora de Marketing do Bradesco
Patrick Sabatier, Chief Corporate Affairs & Engagement Officer da L’Oréal
Pedro Henrique Rubião, Institucional Affairs and Legal Director da Ypê
Poliana Sousa, General Manager Personal Care Brazil da Unilever
Renata Garrido, Conselheira Consultora
Ricardo Chueiri de Souza, Diretor de Mercado e Consumo da Aurora
Tannia Fukuda, Diretora de Marketing da Seara
Conselho Fiscal
André Melo, Diretor Financeiro da Coty
Arthur Glugoski, Corporate Affairs Specialist da Ferrero
Railton Carvalho, Gerente Sênior do Jurídico Tributário do Mercado Livre do Mercado Live
Comitê de Compliance
Presidente: José Marcelo, Diretor Global de Compliance da JBS
Vice-Presidente: Catarina Donda, Advertising Manager do BNDES
Coordenador: Leandro Ambiel, Diretor Jurídico da HEINEKEN
Comitês Nacionais e Grupos de Trabalho
Presidente Comitê de Branding & Conteúdo
André Kieling, Global Brand Manager da Bauducco
Vice-Presidentes Comitê de Branding & Conteúdo
Lucia Bitar, CMO da Samsung
Paula Paiva, Digital & Commerce & Media Lead da Unilever
Sheila Ribas, Gerente Sênior de Mídia & Performance do Grupo Boticário
Presidente Comitê de Comunicação e ESG
Fabíola Duarte, Head de Comunicação Corporativa da Diageo
Vice-Presidente Comitê de Comunicação & ESG
Artur Martins, Marketing/Mídia do Itaú
Presidente Comitê de Consumer Experience
Fabiola Palermo, Gerente de Relacionamento com o cliente da Kimberly Clark
Vice-Presidentes Comitê de Consumer Experience
Betania Gattai, Consumer Engagement Centres Manager for Latam & Brasil da Unilever
Renata Esteves, Consumer Relations Manager da PepsiCo
Presidente Comitê de Insights
Aline Notaroberto Alexandrino, Gerente Executiva Global Insights da BRF
Vice-Presidentes Comitê de Insights
Celia Nishio, Head of Consumer Insights and Consumer Engagement Services da Nestlé
Sandra Bussotti, Director Product Experience Latin America da IFF
Presidente Comitê Jurídico
Ana Carolina Pescarmona, Legal Senior Executive Director – Latin America da Coty
Vice-Presidentes Comitê Jurídico
Elias Junior, Sr Legal Director Brazil and Litigation & Legal Operations LATAM da Kenvue
Péricles D’ávila, Executive Director (LatAm), Global Public Policy da The Walt Disney Company
Presidente Comitê de Mídia
Karem Pugliesi, Coordenadora de Marketing e Mídia do Itaú
Vice-Presidente Comitê de Mídia
Paulo Carneiro, Gerente de Comunicação & Mídia digital da Coty
Presidente Comitê de Relações Governamentais
Renato Megda, Head of Government Relations da Kimberly Clark
Vice-Presidente Comitê de Relações Governamentais
Bruna Porto, Gerente de Assuntos Corporativos da Coca-cola FEMSA
Presidente Comitê de Sourcing
Livia Duarte de Barros, Gerente Sênior de Compras de Marketing e Varejo do Grupo Boticário
Vice-Presidentes Comitê de Sourcing
Aline Meneses de Matos, Gerente de Compras Varejo e Trade MKT do Grupo Boticário
Aline Nosé Rabboni, Gerente de Compras de Marketing da Natura & Co Latam
Presidente Comitê de Trade & Retail
Marcelo Carmim, Coordenador de Marketing do Itaú
Vice-Presidentes Comitê de Trade & Retail
Edgar Galbiatti, Gerente de Marketing de Categoria da Minalba
Eduardo Abritta, Diretor de Trade Marketing da Bauducco
Renato Tartarelli, Head of Trade Marketing da Pernod Ricard
Líderes GT Privacidade e Proteção de Dados
Caroline Cavassin, Senior Legal Counsel for Beauty & Welbeing Brazil da Unilever
Lucas Gobbo, Global Legal Manager, Commercial and Data da Ambev
Líder GT Marketing Responsável – Bebidas Alcóolicas
Larissa Menezes, Executive Manager of Institutional Relations da Ambev
Líder de Inteligência Artificial
Paula Bauléo, Legal Manager da Diageo
Líderes Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças
Daniela Teixeira, Sr. Manager Public & Government Affairs da Mondelez
Naiara Amorim, Public Affairs Specialist da Mars
Integra o Executive Committee da WFA – World Federation of Advertisers, que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, o que representa quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, nos seis continentes, e mais de uma centena dos principais anunciantes de todo o mundo.