ABA terá eleição no dia 21 de março, com chapa única, liderada por Nelcina Tropardi

21 de fevereiro de 202423min
arte-site

Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), a Associação Brasileira de Anunciantes, que comemora 65 anos em 2024, elegerá os membros de sua gestão para o biênio 2024-2026

São Paulo, 21 de fevereiro de 2024 – Em 21 de março de 2024, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, realizará Assembleia Geral Ordinária (AGO), em sua sede e com transmissão virtual, onde será realizado o processo eletivo de sua gestão para o biênio 2024-2026, com chapa única, liderada por Nelcina Tropardi, Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa. Na ocasião, serão eleitos os membros da Diretoria Nacional, Conselho Superior e Conselho Fiscal para os próximos dois anos. Também serão apresentados e validados os líderes dos 9 Comitês Nacionais, 4 Grupos de Trabalho e a composição do Comitê de Compliance da entidade.

Nelcina Tropardi será reeleita para seu terceiro mandato como Presidente da Diretoria Nacional da ABA, posição que ocupa desde maio de 2019. Em sua trajetória na entidade, presidiu o Comitê Juridico por cinco anos e como presidente da Diretoria Nacional liderou importantes conquistas, como a aquisição da primeira sede própria da ABA, depois de 62 anos pagando aluguel, e o lançamento da campanha “O futuro passa aqui” que, em 2020 norteou o novo posicionamento da entidade, de atualizar profissionais, direcionar o mercado e acolher a sociedade em um momento de profundas transformações, tendo em sua segunda fase, em 2023, um destaque para a importância da conexão entre profissionais que caminham na direção desse futuro e que se encontram na ABA. 

Nos últimos cinco anos, Nelcina também levou a entidade a emergir internacionalmente, colocando o Brasil como referência global, sendo reconhecida pela WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes e a qual a ABA é associada e membro de seu Executive Committee, com quatro prêmios WFA President Awards – Recognising excellence in industry leadership. As premiações reconhecem iniciativas e guias lançados pela ABA, que representam o protagonismo colaborativo, pioneirismo e forte poder de articulação da associação, em prol da construção de um marketing mais ético, representativo e responsável, como o Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação (2022) e a campanha Com Publicidade Responsável Não Se Brinca (2023).

Nelcina liderou nos últimos anos a discussão de uma publicidade ética e responsável no Brasil, por meio do Movimento em prol das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro, que contou com a participação de cerca de 80 lideranças do setor, divididos em quatro grupos de trabalho: Boas Práticas para Livre Negociação e Estruturas de Negócios, Boas Práticas para Compra e Entrega de Mídia, Boas Práticas de Métricas de Mídia e Boas Práticas no Relacionamento entre Agências e Anunciantes. Esse Movimento resultou no lançamento do “Guia de Melhores Práticas ao mercado publicitário: por uma publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável.”

Para os próximos dois anos, a Presidente da Diretoria Nacional da ABA liderará uma agenda transformadora, focada nos desafios da contemporaneidade e alinhada à WFA, atuando em temas como, o novo perfil dos CMOs; Relações cliente-agência: melhores práticas, eficácia e agilidade; IA; Retail Media; Brand Safety; LGPD; procurement e insights em destaque na gestão de negócios; ESG e DE&I: inclusão e aceleração do tema no ecossistema; e Políticas públicas: fortalecimento do marketing responsável.

“Fazer parte da ABA é fazer parte da história de transformação do marketing no Brasil. Tenho imenso orgulho em liderar sua Diretoria Nacional , especialmente neste ano em que estamos comemorando os 65 anos de relevância, influência e compromisso da entidade com um marketing ético, transparente, pujante e na defesa da liberdade de expressão e da autorregulamentação. Juntamente com os integrantes da Diretoria Nacional, Conselho Superior e Conselho Fiscal que compõem a chapa única, e também com os líderes dos 9 Comitês Nacionais, dos 4 Grupos de Trabalho e do Comite de Compliance, seguiremos enfrentando os desafios do nosso setor,  buscando as melhores soluções, compartilhando as tendências e estratégias atuais e disseminando as boas práticas globais para apoiar os anunciantes e o mercado e criar marcas cada vez mais fortes”, pontua Nelcina.

Para a Presidência do Conselho Superior da ABA, será reeleito Sergio Pompilio, Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson e presidente do Conar, um defensor da autorregulamentação, do ambiente de negócios livre e responsável, da transparência e da ética publicitária.

 “Temos a importante missão de ajudar nosso mercado a evoluir convergindo a ética e a responsabilidade sem deixar de lado a liberdade de expressão e a autorregulamentação, defendidas pela ABA e pelo Conar. E esse grupo de líderes, que acredita nesse marketing transformador, encontra na ABA o ambiente de conexão perfeito para impulsionar essas mudanças, trabalhando juntos, compartilhando suas visões, estratégias e experiências para criarmos, cada vez mais, marcas fortes, relevantes, autênticas e que gerem impacto positivo para a sociedade e para o planeta”, comenta Pompilio.

Sandra Martinelli segue como CEO da ABA, posição que ocupa desde setembro de 2014, sendo também, há nove anos, membro do Executive Committee da WFA. “Nossa nova gestão atuará fortemente no interesse dos anunciantes e do mercado e em temas que estão pautando a estratégias das marcas, como a inteligência artificial, debatendo juntos e construindo coletivamente as melhores práticas locais e globais para enfrentarmos os desafios diários que os profissionais de marketing vêm vivenciando. Vamos celebrar 65 anos do forte compromisso da ABA com seu propósito de ‘Mobilizar o Marketing para transformar os negócios e a sociedade’, acreditando que podemos mudar o futuro agora, no presente”. A ABA é a única entidade que representa e conecta anunciantes no Brasil, tendo hoje mais de 1400 marcas de mais de 130 associados, de 21 setores, e uma agenda proativa e propositiva, promovendo mais de 300 reuniões por ano com o mercado, entregando uma média de 5 grandes eventos,  inúmeras publicações de boas práticas, entre guias e livros, atuando em centenas de frentes de Advocacy, realizando dezenas de reuniões com membros de seus Comitês,  GTs, Diretoria e Conselho, e liderando iniciativas em prol do marketing responsável e ético com outras entidades e players do mercado”, enfatiza Martinelli.

A chapa única para o processo eletivo da nova gestão é composta por: 

Diretoria Nacional 

Presidente da Diretoria Nacional

Nelcina Tropardi, Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa

1º Vice-Presidente da Diretoria Nacional

Álvaro Garcia, CMO da Mondelez

Vice-Presidentes da Diretoria Nacional                           

Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Kenvue

Fernando Careli, South America Corporate Affairs Director da Ferrero       

Guilherme Martins, Vice-presidente de Marketing e Inovação da Diageo               

Manuela Alves Nunes, General Counsel Unilever Brazil and General Counsel Personal Care Latam

Paula Marsilli, Diretora Latam de Mídia e Audiências da Natura & Co Latam

Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais da Ambev

Diretores              

Amira Ayoub, Head de Marketing da LATAM Airlines  

Ana Claudia Esteves, Branding, Advertising & Media Manager da Petrobras       

André Campos, Diretor de Marketing da Haleon          

André Scaciota, Superintendent of Marketing & Media do Itaú    

Carla Dias, CMO da Hypera      

Cecilia Dias, Vice President Marketing da PepsiCo  

Daniel Bicudo, Diretor de Marketing e Negócios da Azul Linhas Aéreas   

Daniela Rios, Diretora de Rel. Gov. e Políticas Públicas da P&G                

Denise Door, Diretora de Marketing da Mars      

Eduardo Guedes, Diretor de Marketing da Yduqs                  

Eliane Quintella, Diretora de assuntos jurídicos, relações institucionais e ESG da Softys

Frederico Battaglia, CMO LATAM da Stellantis

Gustavo Amaral, CMO da Bombril       

Ionah Kochen, VP de Marketing, comunicação e Assuntos Institucionais da Nestlé  

Juliana Cury, CMO do Santander         

Luciana Bulau, Head of Sadia Brand da BRF

Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding & Comunicação do Grupo Boticário

Marco Parretti, Digital Marketing Director do Carrefour       

Mariana Pimentel, LATAM Legal Director – Brazil Public Affairs Director da Pernod Ricard     

Marina Fernie, VP Marketing, Digital and S&I da Danone

Mauro Homem, VP Sustainability & Corporate Affairs da HEINEKEN

Regiane Bueno, VP de Marketing da Coty  

Renata Vieira, Sr Marketing Director da Reckitt Hygiene                   

Renato Firmiano, Marketing Director da BASF Suvinil

Tatisa Fabris, Gerente Nacional de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital da Caixa    

Victor Soffiatti, Media & Data Director at da L´Óreal

Conselho Superior

Presidente do Conselho Superior                

Sergio Pompilio, Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson                   

Copresidente do Conselho Superior                     

Christianne Rego, CMO da General Motors             

Conselheiros do Conselho Superior                     

Adriana Cardinali, Diretora Jurídica do Mercado Livre     

Afonso Champi, Conselheiro Consultor 

Ana Carolina de Castro, Gerente Executiva de Marketing Digital do Banco do Brasil    

André Svartman, CMO do Grupo DPSP         

Camila Ribeiro, Diretora Sênior | Advertising, Media & Brand Management da Tim     

Carla Dart, South Zone Latam Sr Media Director da Coca-cola  

Christina Larroude, Diretora de Marketing da

Claudia Neufeld, CMO da The Walt Disney Company              

Danielle Bibas, Conselheira Consultora

Fabio Toreta

João Campos, CEO da Seara Alimentos

Lucia Bittar, CMO da Samsung

Maria Belen Silvestris, CMO da P&G   

Mariana Lucena, Corporate Affairs Latam Director da Haleon

Nathalia Garcia, Diretora de Marketing do Bradesco     

Patrick Sabatier, Chief Corporate Affairs & Engagement Officer da L’Oréal         

Pedro Henrique Rubião, Institucional Affairs and Legal Director da Ypê  

Poliana Sousa, General Manager Personal Care Brazil da Unilever         

Renata Garrido, Conselheira Consultora

Ricardo Chueiri de Souza, Diretor de Mercado e Consumo da Aurora    

Tannia Fukuda, Diretora de Marketing da Seara 

Conselho Fiscal                       

André Melo, Diretor Financeiro da Coty        

Arthur Glugoski, Corporate Affairs Specialist da Ferrero        

Railton Carvalho, Gerente Sênior do Jurídico Tributário do Mercado Livre do Mercado Live                    

Comitê de Compliance                       

Presidente: José Marcelo, Diretor Global de Compliance da JBS       

Vice-Presidente: Catarina Donda, Advertising Manager do BNDES

Coordenador: Leandro Ambiel, Diretor Jurídico da HEINEKEN                     

Comitês Nacionais e Grupos de Trabalho

Presidente Comitê de Branding & Conteúdo                            

André Kieling, Global Brand Manager da Bauducco                            

Vice-Presidentes Comitê de Branding & Conteúdo                            

Lucia Bitar, CMO da Samsung  

Paula Paiva, Digital & Commerce & Media Lead da Unilever  

Sheila Ribas, Gerente Sênior de Mídia & Performance do Grupo Boticário                    

Presidente Comitê de Comunicação e ESG                    

Fabíola Duarte, Head de Comunicação Corporativa da Diageo                    

Vice-Presidente Comitê de Comunicação & ESG                      

Artur Martins, Marketing/Mídia do Itaú                         

Presidente Comitê de Consumer Experience                            

Fabiola Palermo, Gerente de Relacionamento com o cliente da Kimberly Clark                          

Vice-Presidentes Comitê de Consumer Experience                            

Betania Gattai, Consumer Engagement Centres Manager for Latam & Brasil da Unilever         

Renata Esteves, Consumer Relations Manager da PepsiCo                            

Presidente Comitê de Insights                     

Aline Notaroberto Alexandrino, Gerente Executiva Global Insights da BRF                       

Vice-Presidentes Comitê de Insights                     

Celia Nishio, Head of Consumer Insights and Consumer Engagement Services da Nestlé

Sandra Bussotti, Director Product Experience Latin America da IFF              

Presidente Comitê Jurídico                         

Ana Carolina Pescarmona, Legal Senior Executive Director – Latin America da Coty    

Vice-Presidentes Comitê Jurídico                         

Elias Junior, Sr Legal Director Brazil and Litigation & Legal Operations LATAM da Kenvue              

Péricles D’ávila, Executive Director (LatAm), Global Public Policy da The Walt Disney Company               

Presidente Comitê de Mídia                         

Karem Pugliesi, Coordenadora de Marketing e Mídia do Itaú               

Vice-Presidente Comitê de Mídia                           

Paulo Carneiro, Gerente de Comunicação & Mídia digital da Coty                 

Presidente Comitê de Relações Governamentais                     

Renato Megda, Head of Government Relations da Kimberly Clark                           

Vice-Presidente Comitê de Relações Governamentais                       

Bruna Porto, Gerente de Assuntos Corporativos da Coca-cola FEMSA               

Presidente Comitê de Sourcing                             

Livia Duarte de Barros, Gerente Sênior de Compras de Marketing e Varejo do Grupo Boticário             

Vice-Presidentes Comitê de Sourcing                             

Aline Meneses de Matos, Gerente de Compras Varejo e Trade MKT do Grupo Boticário       

Aline Nosé Rabboni, Gerente de Compras de Marketing da Natura & Co Latam           

Presidente Comitê de Trade & Retail                     

Marcelo Carmim, Coordenador de Marketing do Itaú         

Vice-Presidentes Comitê de Trade & Retail                       

Edgar Galbiatti, Gerente de Marketing de Categoria da Minalba         

Eduardo Abritta, Diretor de Trade Marketing da Bauducco

Renato Tartarelli, Head of Trade Marketing da Pernod Ricard       

Líderes GT Privacidade e Proteção de Dados                     

Caroline Cavassin, Senior Legal Counsel for Beauty & Welbeing Brazil da Unilever   

Lucas Gobbo, Global Legal Manager, Commercial and Data da Ambev                       

Líder GT Marketing Responsável – Bebidas Alcóolicas    

Larissa Menezes, Executive Manager of Institutional Relations da Ambev                 

Líder de Inteligência Artificial       

Paula Bauléo, Legal Manager da Diageo       

Líderes Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças               

Daniela Teixeira, Sr. Manager Public & Government Affairs da Mondelez    

Naiara Amorim, Public Affairs Specialist da Mars   

Integra o Executive Committee da WFA – World Federation of Advertisers, que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, o que representa quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, nos seis continentes, e mais de uma centena dos principais anunciantes de todo o mundo.


Associe-se

Faça parte da única associação do Brasil que tem por finalidade defender e representar coletivamente os interesses das empresas anunciantes no campo político e institucional, além de aglutinar, desenvolver e disseminar melhores práticas para potencializar melhores resultados no campo técnico-profissional.


CONTATO

LIGUE AGORA



Últimas notícias

1 de outubro de 2024

5 de setembro de 2024

1 de agosto de 2024



Endereço ABA


Av Paulista 2073 – Horsa I – Cj 2303 – Bela Vista – São Paulo SP – CEP 01311-940

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?