Campanha “Com Publicidade Responsável Não Se Brinca” ajuda no entendimento sobre as regras que norteiam a comunicação digital

6 de dezembro de 20219min
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O que caracteriza uma publicidade digital? Como identificar comunicações publicitárias na internet? Nova fase da Iniciativa ABA e ABRAL terá como tema as campanhas voltadas às festas de final de ano, principalmente nas plataformas digitais

Liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), mais 23 associações se uniram para lançar a quarta fase da campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, que conta mais uma vez com o apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor –DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor –SENACON.

Uma série de 10 posts serão postados nas redes sociais e plataformas digitais de todas as entidades, com textos que trazem orientações sobre publicidade no ambiente digital inspiradas nas orientações do Conar -Conselho de Autorregulamentação Publicitária.

“Ampliamos o escopo esse ano, pois o lançamento do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar chegou como conteúdo importantepara todo o mercado de marketing e comunicação. Os posts da campanha trazem um QR code que direciona para as informações completas do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, no site do Conar”, comenta Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA -Associação Brasileira de Anunciantes.

Nesta campanha, dez perguntas são respondidas. A primeira delas é: “Nas plataformas digitais, o que é publicidade por influenciador para o Conselho de Autorregulamentação Publicitária -Conar)?, passando por “No caso de campanha nas plataformas digitais, quais são as hashtags mais recomendadas?”, e finalizando com “Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, como deve ser a participação de crianças e adolescentes em campanhas de comunicação?”

“Antes de lançarmos a campanha, também editamos uma cartilha mais voltada ao mundo digital”, comentou Marici Ferreira, presidente da Abral -Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens.

Lançada em setembro de 2020, a primeira etapa da campanha “Com publicidade responsável não se brinca” foi preparada para o Dia das Crianças. A série foi aberta com exemplos práticos de como aplicar as orientações do Conar no desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias. Um dos seus resultados foi o destaque na mídia e nos canais da WFA -World Federation of Advertisers -organização global que é a voz dos profissionais de marketing em todo o mundo e da qual a ABA é afiliada.

O objetivo das campanhas é de orientar o mercado publicitário sobre as melhores práticas, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária deve estar claramente identificada, sendo vetado o merchandising dirigido à criança.

O Brasil atualmente está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. A Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, o tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além do apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor –DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor –SENACON, as seguintes 25 Entidades assinam a campanha:

1.ABA –Associação Brasileira de Anunciantes
2.ABAP –Associação Brasileira de Agências de Publicidade
3.ABEP –Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas
4.ABERJE –Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
5.ABERT –Associação Brasileira das Emissoras de Rádio eTelevisão
6.ABIA –Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
7.ABOOH –Associação Brasileira Mídia Out OfHome
8.ABP –Associação Brasileira de Propaganda
9.ABRACOM –Associação Brasileira das Agências de Comunicação
10.ABRADI –Associação Brasileira de Agentes Digitais
11.ABRAL–Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens
12.ABRINQ –Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
13.ACB –Associação dos Cartunistas do Brasil
14.Adibra –Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil
15.AMPRO –Associação de Marketing Promocional
16.ANER –Associação Nacional de Editores deRevistas
17.ANJ –Associação Nacional de Jornais
18.APP –Associação dos Profissionais dePropaganda
19.CNCOM –Confederação Nacional da Comunicação Social
20.FENAERT – Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão
21.FENAPRO –Federação Nacional das Agências de Propaganda
22.IAB – Interactive Advertising Bureau
23.IVC –Instituto Verificador de Comunicação
24.Instituto Palavra Aberta
25.SINDEPAT –Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sobre a ABA:A ABA–AssociaçãoBrasileiradeAnunciantestem62anoseéaúnicaentidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.
Os profissionais das suas 133 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões, sendo a ABA a “Casa dos Anunciantes”, onde os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável. A entidade compartilha as melhores práticas e padrão global do marketing, por meio dos eventos anuais e de seus nove Comitês Nacionais temáticos, que reúnem dezenas de anunciantes mensalmente.A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garante uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.

É cofundadora do CONAR -Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária -e integra o Comitê Executivo da WFA –World Federation of Advertisers -que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, nos seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.
A ABRAL – Constituída em 10 de setembro de 1998, a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas, entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada. Atualmente é constituída por 500 empresas licenciadas, 600 licenças disponíveis e 50 licenciadores, sendo responsável pelo giro de quase R$ 20 bilhões no varejo e pela criação de milhares de empregos.

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