Especial ABA 65 Anos

7 de fevereiro de 20247min

Há 65 anos por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável

Aberta à discussão construtiva em âmbito institucional, a ABA propõe um diálogo, com os seguintes princípios:

  • Compromisso com a transparência e livre negociação
    É legítima a busca por um modelo de negócios sustentável, com níveis de remuneração
    adequados pelos serviços. Acreditamos, porém, que todo arranjo deve se basear em contratos firmados com boa-fé e transparência pelos agentes, públicos ou privados, em relação à integral cadeia de suprimentos de mídia.
  • Não obrigatoriedade de certificações e/ou tabelas fixas de desconto
    A busca pela qualidade total é inegociável na publicidade. Não se faz investimento sem
    competência e profissionalismo, que devem ser recompensados pelos seus méritos e sucesso.
    Na publicidade, tal compromisso deve ser diuturno e independente de certificações formais e/ou
    o acesso a tabelas fixas de taxas ou de descontos, que, se utilizadas como elemento obrigatório nas relações comerciais, podem prejudicar a dinâmica de mercado.
  • Valorização das estratégias de Brand Safety e combate às fraudes
    Os investimentos em mídia pelas marcas exigem segurança e compromisso de todos com o combate às fraudes na entrega do volume contratado. Qualquer investimento de mídia que esteja associado a tráfego que se revele inválido, associado a conteúdo indesejado ou a impressões não humanas, deve poder ser devidamente identificado para a discussão entre as partes sobre melhoras nos níveis de eficiência e eventual compensação.
  • Garantia de mídia visível, confiável e posicionando o consumidor no centro da estratégia
    A credibilidade tornou-se condição essencial à publicidade. Alcançá-la exige:

transparência e responsabilidade quanto ao conteúdo e dados coletados do consumidor;

correspondência entre visibilidade contratada e resultado entregue

busca constante por uma publicidade que não seja entendida como obstáculo à comunicação e à melhor experiência do consumidor.

É fundamental discutirmos a adoção de ferramentas que garantam à mídia credibilidade, viewability e experiência de consumo adequada.

  • Valorização de auditoria e medição de compra e entrega de mídia em qualquer plataforma de contato com o consumidor
    Todo planejamento e estratégia de investimento publicitário pressupõe o acesso a dados críveis sobre audiência, entrega e potencial efetividade das mídias. Apoiamos a existência de cada vez fontes
    imparciais, calcadas em métricas aceitas por todos os participantes do mercado.

O conjunto de princípios apontados acima não é exaustivo e tampouco cobre todo o escopo de
relacionamentos do mercado. Deve ser tomado como ponto de partida para aprofundarmos as
discussões setoriais em prol de uma nova autorregulamentação que eleve o grau de eficiência,
qualidade e credibilidade da nossa publicidade em tempos tão desafiadores.

Todas as entidades representativas e agentes econômicos, públicos ou privados, do ecossistema publicitário devem exercer o seu protagonismo participativo e liderança a fim de se engajarem em debates concretos por uma
publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável. 

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