Para marcar a inauguração da sua sede própria em um dos símbolos da Av. Paulista, o Conjunto Nacional, a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) apresentou ao mercado publicitário nesta terça-feira (23) um movimento para respaldar as relações entre agências, anunciantes e veículos de comunicação por meio do “Guia de Melhores práticas ao Mercado Publicitário: por uma publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável”.
Na realidade, a entidade que completou 62 anos de atividades em 2021, propôs no ABA’s Day uma reflexão para o momento de transformação da comunicação, mas com suporte de parâmetros, e não regras, para as relações serem transparentes.
“Esse documento não é uma construção isolada de grupos de trabalho da ABA; é uma construção coletiva”, resume Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente e cofundadora da Arca+.
Nelcina disse ainda que a construção coletiva não é exercício retórico. O guia de boas práticas envolveu 30 executivos de anunciantes, públicos e privados, 15 agências, 15 veículos e plataformas e 10 entidades do mercado. “Estamos certos de que nossa contribuição para com um mercado atualizado e cada vez mais dinâmico representa um movimento que acompanha o mundo em que vivemos, cuja velocidade de mudança e modernização seguem em ritmos acelerados”, acrescenta a presidente da ABA.