Assista ao ABA Cannes Insights 2021, by GoAd na íntegra

29 de julho de 202110min

Associação Brasileira de Anunciantes realiza edição 2021 do ABA Cannes Insights, by GoAd Media

Evento traz análise e discussão sobre o maior festival de criatividade do setor

 

São Paulo, 30 de julho de 2021 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou nesta quinta-feira, dia 29, o ABA Cannes Insights, by GoAd Media, que contou com a co-curadoria de José Saad Neto, Head of Insights da GoAd Media. Em edição 100% digital, o encontro trouxe os principais temas, projetos e insights do Cannes Lions, maior evento de criatividade do mundo, que premiou projetos de 2020 e 2021. “A relevância do Cannes Lions vai além das fronteiras do marketing e comunicação, ele destaca novas formas de conectar marcas e pessoas, revela as necessidades da sociedade e valoriza projetos de real impacto no mundo e nas pessoas”, ponderou Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da Arca+, durante a abertura do evento.

Ao longo do encontro, a programação trouxe três painéis, que aprofundaram detalhes do festival: no primeiro momento a GoAd Media conduziu discussão sobre os grandes temas abordados nessa edição do evento e analisou alguns dos projetos mais aclamados; depois um painel com jurados de diferentes categorias do festival mostrou os bastidores do trabalho e os critérios de premiação; e, por fim, o público pôde acompanhar um debate com a Coca-Cola e VMLY&R, e uma relevante discussão sobre o valor da criatividade e seus resultados.

 

Grandes temas, tendências e principais projetos premiados no festival

Para abrir a agenda, José Saad Neto, Co-curador e Head of Insights da GoAd Media, relembrou alguns dos principais números do evento este ano: 220 horas de conteúdo; 285 jurados, sendo 19 deles brasileiros; 30 categorias; mais de 29 mil inscrições no total, com 982 Leões; sendo 1572 inscrições do Brasil e 68 Leões para o país. José Saad reforçou ainda a importância do evento, especialmente em relação a seu porte, considerando o momento desafiador atual. Saad reforçou que, entre os trabalhos apresentados, muitos foram realizados na pré-pandemia, mas destacou que o contexto atual também foi contemplado, mostrando como as marcas estão se adaptando nesse novo mundo.

“Cannes trouxe, sobretudo, uma avaliação sobre o valor incrível e irrefutável da criatividade. Num contexto de pandemia, em que o varejo e muitas outras categorias sofreram muito, Cannes endereçou respostas significativas de como as marcas podem entregar sentido e relevância nesse contexto”, analisou Saad, que em seguida exemplificou seu discurso com a exibição de campanhas que se destacaram, comentando cada uma delas.

A partir deste contexto renovado da criatividade, a GoAd Media mapeou algumas tendências transversais que cruzaram as 30 categorias do festival e a agenda dos conteúdos. Saad mostrou todas elas ilustrando com mais cases que compuseram o festival. Abaixo estão listadas as principais tendências apresentadas:

Gaming to business; Business Transformation; Design de Produtos; Mercados Emergentes; Potência do Storytelling; Criative Data; Emergência Climática; Resistência Antirracista; Respeito e Diversidade; Urgência da Inclusão.

 

Os bastidores do trabalho dos jurados e os critérios da premiação

Com participação de Gabriela Soares, Head of Strategy da Talent Marcel e jurada em Creative Strategy Lions; Domenico Massareto, CCO da Publicis Brasil e jurado em Social & Influencer Lions; Luciana Haguiara, Diretora Executiva de Criação da MediaMonks e jurada em Digital Craft; Sergio Gordilho, copresidente da Africa e jurado em Creative Commerce Lions; e moderação de Jacqueline Lafloufa, jornalista, pesquisadora na Unicamp e curadora Cannes Insights 2021 da GoAd, o grupo começou analisando a versão do festival no formato online. Entre ponderações e análise de prós e contras, todos concordaram que diante do cenário atual e após um cancelamento em 2020, foi uma decisão muito acertada realizar o festival digital, mas lamentaram a falta de contato e a possibilidade de comemoração, que é tão característica do festival.

O grupo também discutiu sobre as principais diferenças observadas no comparativo das campanhas realizadas no período pré-pandemia e ao longo da pandemia; a participação do Brasil, que este ano teve um número menor de prêmios, porém mais qualificado; as possibilidades de se levar uma experiência digital para melhorar a vida da sociedade; e a questão de causa e propósito (com relevância), tão essencial para a comunicação das marcas nesse momento.

 

A fórmula do trabalho criativo de marcas celebradas no festival

Por fim, o evento trouxe Fernando Taralli, CEO da VMLY&R, e Raquel Scrivano, Diretora de Mídia & Shopper da Coca-Cola e Conselheira da ABA, em um papo com Claudia Penteado, jornalista, colunista de Comunicação na Band News e Época Negócios e curadora Cannes Insights 2021 da GoAd, sobre os bastidores da construção de campanhas vencedoras de Cannes e o grande desafio das marcas para fazerem seu trabalho ao mesmo tempo em que ajudam o mundo a se tornar um lugar melhor.

A VMLY&R assinou a campanha “I am”, da Starbucks, que levou o Cannes Glass Grand Prix. Um projeto emocionante que transformou uma das lojas da rede em um cartório para que pessoas trans pudessem, de forma gratuita, alterar seu nome.

Já o case “Papai Noel Negro” da Coca-Cola rendeu Leão de Ouro na categoria Entertainment do Festival. Raquel pontuou a importância das marcas construírem narrativas junto com pessoas e reforçou o poder da construção de uma jornada sólida e propositiva.

Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, encerrou o evento destacando: “Hoje, nós pudemos entender por que o Cannes Lions é o maior palco da criatividade mundial. Criatividade que constrói marcas, gera resultados para os negócios, transforma a sociedade e impacta o mundo de forma positiva. Passamos por temas como ESG, a fronteira dos Gaming To Business e a potência do conteúdo orientado por dados. Destacamos a urgência da representatividade e da inclusão e reforçamos valores como ética e transparência”.

Cotista Bronze: SamyRoad.

Parceiros estratégicos de 2021: Bradesco, CNN Brasil, Comscore, Eletromidia, Facebook, FSB Comunicação, Google, JCDecaux, KANTAR, Lew’Lara, Otima, Predicta, Rede Globo, UOL, Verizon Media.

Assista o evento na íntegra: https://mla.bs/077b08de

Sobre a ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 62 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.

Os profissionais das suas 139 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.

Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e   sociedade.  É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation ofAdvertisers – que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.



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