ABA realiza 2ª Reunião de Diretoria de 2021
O evento virtual reuniu lideranças da ABA e contou com José Saad, Head de Insights da GoAd Media e parceiro da ABA, como guest-speaker
São Paulo, 21 de maio de 2021 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes realizou na sexta-feira, 21/05, via Zoom, a 2ª Reunião de Diretoria da Entidade no ano de 2021, que reuniu cerca de 40 associados, entre Diretores, Conselheiros e Presidentes dos Comitês da Entidade.
A abertura da Reunião de Diretoria foi realizada por Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da Arca+.
“Eu os convido a comemorar hoje especialmente o fato de que temos mantido, enquanto Entidade, nossa força, relevância e protagonismo.”, afirmou Nelcina Tropardi.
Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA, deu andamento apresentando os destaques do trabalho realizado pela ABA nos meses de abril e maio. A presidente-executiva discorreu sobre a atuação acelerada da entidade, que nesse período organizou diversos webinares, trouxe para o Brasil o “Guia dos Padrões de Brand Safety e Estrutura de Adequação” e dois novos Grupos de Trabalho, além de realizar o evento ABA SXSW 2021, entre outros.
“É muito importante mantermos nossa Entidade ativa, com iniciativas cada vez mais relevantes para o mercado. Estamos felizes em apresentar 29 frentes, entre tantas outras que entregamos nestes últimos 60 dias”, comentou Sandra Martinelli.
A reunião contou também com a apresentação de José Saad, Head de Insights da GoAd Media, que trouxe os Insights e tendências principais do Festival SXSW, compartilhando também as discussões trazidas no ABA SXSW 2021 by GoAd.
“A GoAd Media mapeou os principais debates do Festival SXSW e, a partir daí, concluímos que a construção de um futuro próspero dependerá integralmente de empatia e da interdependência entre ciência, tecnologia e política”, declarou José Saad.
Em seguida, Jessica Ribeiro, Diretora Institucional da ABA, trouxe atualizações do pilar de Advocacy da Entidade, que alcançou mais de 55 frentes trabalhadas em apenas 5 meses, e que destacam a Entidade no mercado como protagonista na defesa da liberdade de expressão e da autorregulamentação. Paulo Neves, Diretor Financeiro da ABA, apresentou aos associados a situação orçamentária da Entidade, com fechamento até abril de 2021, destacando a evolução das disponibilidades financeiras da associação.
Nelcina Tropardi apresentou os avanços do Movimento para construção das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro. Ela esteve acompanhada do 1º vice-presidente da ABA e Vice-Presidente de Marketing & Comunicação da Nestlé, Frank Pflaumer. Sheila Vieira, Presidente do Comitê de Sourcing da ABA, Gerente de Suprimentos Indiretos – Marketing e Varejo do Grupo Boticário, e suplente do “GT1: Livre negociação e estruturas de negócios”, apresentou a agenda e a composição do grupo. Sandra Martinelli representou os líderes dos “GT2: Boas práticas de compra e entrega de mídia” e “GT3: Boas práticas de métricas de Mídia”, Marco Frade, Head of Media, Digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo; e Ivan Rysovas, Gerente Geral do GPA, que não puderam estar presentes. E Frank Pflaumer, como líder do “GT4: Relacionamento entre agências e anunciantes” também apresentou sobre seu respectivo grupo.
Após esta sessão, Nelcina Tropardi fez o encerramento oficial da reunião agradecendo a presença e a participação de todos.
Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 60 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.
Os profissionais das suas 141 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.
A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade. É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers- que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.