
Mudanças estratégicas incluem novos membros e transições internas, reforçando o compromisso da entidade com a autorregulamentação, a liberdade de expressão e o marketing responsável
São Paulo, 13 de março de 2025 – ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, realizou, em 13 de março, Assembleia Geral Ordinária (AGO) e sua 1ª Reunião de Diretoria Nacional de 2025, onde foram anunciadas as movimentações realizadas no Conselho Superior e na Diretoria Nacional para a gestão 2024-2026. As mudanças visam fortalecer a entidade e impulsionar seus objetivos estratégicos com a entrada de novos executivos de marketing de suas associadas e a transição de membros entre a Diretoria Nacional e o Conselho Superior.
A ABA tem 65 anos e é a única entidade no Brasil que defende e representa os interesses dos anunciantes e os conecta globalmente com as melhores práticas mundiais por meio de sua filiação com a WFA – World Federation of Advertisers, sendo também representada por sua CEO, Sandra Martinelli, no Executive Committee da entidade global de anunciantes. A ABA conta com 125 associadas, representadas por mais de 1400 marcas, de mais de 19 setores da economia, que se beneficiam dessa ampla rede de conexões, que transcende fronteiras e atuam em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.
O Conselho Superior da ABA, presidido por Sergio Pompilio, tem agora como Copresidente, Guilherme Martins, Vice-Presidente de Marketing e Inovação da Diageo (antes 1º VP da Diretoria Nacional da ABA). Como novos Conselheiros da ABA, assumem Daniel Aguado, Diretor de Marketing da Fundação Dom Cabral e Priya Patel, CMO do Instituto Ayrton Senna.
A Diretoria Nacional, presidida por Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Jurídico e Assuntos Corporativos do Grupo Carrefour Brasil, tem agora como 1ª Vice-Presidente, Ana Carolina Castro, Gerente Executiva de Marketing Digital do Banco do Brasil (antes Conselheira da ABA). Nathalia Garcia, Diretora de Marketing do Bradesco, passou de Conselheira da Entidade para Vice-Presidente da Diretoria Nacional. Como Diretores, assumem Alessandra Souza, CMO da Stellantis, e Marcelo Bronze, VP de Marketing da Danone.
As mudanças são válidas até março de 2026, quando a ABA realiza novas eleições para sua Diretoria e Conselho para o período de 2026-2028.
“Temos uma agenda estratégica com projetos, iniciativas e eventos que fomentam as boas práticas do marketing e da comunicação, e uma atuação de vanguarda do Pilar de Advocacy, na defesa da autorregulamentação e da liberdade de expressão. E para continuarmos entregando essa agenda relevante e impactante para o mercado de anunciantes, contamos com uma liderança engajada, que acredita que para transformarmos o futuro do marketing, precisamos mudar agora o que estamos fazendo, garantindo que a criatividade que move nossa publicidade tenha compromisso com o marketing ético e responsável”, destaca Nelcina Tropardi, Presidente da Diretoria Nacional da ABA.
“Com essas mudanças, renovamos e fortalecemos nosso time de líderes, trazendo novas perspectivas e experiências para impulsionar os objetivos estratégicos da entidade. Estamos comprometidos em seguir avançando em nosso propósito, de ‘Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade’”, complementa Sergio Pompilio, Presidente do Conselho Superior da ABA.
“Damos boas-vindas aos novos líderes que vêm somar conosco e agradecemos aos que já estavam no nosso time e que assumiram outras posições neste segundo ano da gestão 2024-2026. A ABA valoriza o papel de cada um que integra sua gestão e que contribui com dedicação de tempo e compartilhamento de conhecimento para as entregas da entidade”, diz Sandra Martinelli, CEO da ABA.
Gestão ABA 2024-2026
Diretoria Nacional
Presidente: Nelcina Tropardi, do Carrefour
1º Vice-Presidente: Ana Carolina Castro, do Banco do Brasil
Vice-Presidentes da Diretoria Nacional
Allyne Magnoli, da Kenvue
Fernando Careli, da Ferrero
Manuela Alves Nunes, da Unilever
Nathalia Garcia, do Bradesco
Rodrigo Moccia, da Ambev
Viviane Pepe, da Natura & Co Latam
Diretores
Adriana Probst, da Caixa
Alessandra Souza, da Stellantis
Amira Ayoub, do GPA
Ana Claudia Esteves, da Petrobras
André Campos, da Haleon
André Scaciota, do Itaú
Camila Pagamisse, da PepsiCo
Carla Dias, da Hypera
Daniel Bicudo, da Azul Linhas Aéreas
Daniela Rios, da P&G
Denise Door, da Mars
Eliane Quintella, da Softys
Henrique Striker, da Akzonobel
Ionah Kochen, da Nestlé
Juliana Cury, do Itaú
Luciana Bulau, da BRF
Marcela de Masi, do Grupo Boticário
Marcelo Bronze, da Danone
Marco Parretti, do Carrefour
Mariana Pimentel, da Pernod Ricard
Mauro Homem, da HEINEKEN
Regiane Bueno, da Coty
Renata Vieira, da Mondelez
Renato Firmiano, da BASF Suvinil
Victor Soffiatti, da L’Óreal
Conselho Superior
Presidente: Sergio Pompilio
Copresidente: Guilherme Martins, da Diageo
Conselheiros do Conselho Superior
Adriana Cardinali, do Mercado Livre
Afonso Champi, Conselheiro Consultor
André Svartman, da Adidas
Camila Ribeiro, da Tim
Carla Dart, da Coca-Cola
Christina Larroude, da Minalba
Claudia Neufeld, da The Walt Disney Company
Cristina Duclos, da Sicredi
Daniel Aguado, da Fundação Dom Cabral
João Campos, Conselheiro Honorário / Seara Alimentos
Lucia Bittar, da Samsung
Mariana Lucena, da Haleon
Patrick Sabatier, da L’Oréal
Pedro Henrique Rubião, da Ypê
Poliana Sousa, da General Mills Brasil
Priya Patel, do Instituto Ayrton Senna
Renata Garrido, Conselheira Consultora
Ricardo Chueiri de Souza, da Aurora
Tannia Fukuda, da Seara
Conselho Fiscal
André Melo, da Coty
Arthur Glugoski, da Ferrero
Railton Carvalho, do Mercado Live
Comitê de Compliance
Presidente: José Marcelo, da JBS
Vice-Presidente: Catarina Donda, do BNDES
Coordenador: Leandro Ambiel, da HEINEKEN