
São Paulo, 07 de maio de 2025 – A ABA – Associação Brasileira de anunciantes – lançou hoje, em parceria com MapaOOH, hub de soluções e estudo, o Guia ABA de métricas OOH, material com panorama atualizado sobre as melhores práticas globais e metodologias para a medição de audiência no OOH.
O mercado publicitário está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos e com isso há necessidade de métricas precisas e confiáveis para mensuração de audiência. É possível observar que a mídia Out of Home (OOH) tem tido um crescimento considerável nos últimos anos, reafirmando sua relevância como um dos canais mais estratégicos para a publicidade brasileira. De acordo com o estudo Inside OOH 2023, realizado pela Kantar IBOPE Media, parceira estratégica da ABA, o OOH é o segundo meio mais consumido no Brasil, alcançando 89% da população.

Sua capacidade de alcançar consumidores em diferentes momentos, como em seus trajetos diários, e em uma diversidade de formatos, garante às marcas maior visibilidade, impacto, cobertura e alcance de forma natural e eficaz, mas exigindo abordagens inovadoras de mensuração e análise de dados.
Diante disso, com o compromisso de apoiar os profissionais da indústria de marketing e publicidade, a ABA, em parceria com a MapaOOH, desenvolveu esse guia que oferece um panorama atualizado sobre as melhores práticas globais e metodologias aplicáveis à medição de audiência no OOH.
Sandra Martinelli, CEO da ABA, afirmou: “Convidamos todos os profissionais do setor a explorar as diretrizes e insights apresentados neste Guia para que possam elevar o padrão das métricas OOH em suas estratégias de marketing e criar soluções de negócios eficazes. Ao lançar este guia em parceria com a MapaOOH, a ABA reforça seu compromisso com a evolução da indústria publicitária, promovendo conhecimento, transparência e inovação, e contribuindo para um mercado mais eficiente, integrado e orientado por dados.”
“Os profissionais terão acesso a uma análise aprofundada dos fundamentos de audiência no OOH; de deslocamentos urbanos; de soluções pioneiras, como o uso de sensores para coleta e processamento de dados em tempo real; da diferenciação entre métricas tradicionais e novas abordagens para mensuração de impacto e efetividade; e de três metodologias globalmente adotadas pelos mercados mais desenvolvidos em métricas ao redor do mundo.” Comentou Marco Frade, Diretor-Executivo do MapaOOH.
O documento conta com o apoio da ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home e da Central de Outdoor. Com patrocínio de All Unite, Altermark, Clear Channel, Galeria, GroupLink, HEINEKEN, JCDecaux, NEOOH, RZK Digital e Urbana.
E sua apresentação aconteceu hoje, dia 07 de maio, durante o 3º webinar ABA de 2025, aberto ao mercado, com o tema “Os fundamentos da audiência: conceitos e soluções para uma campanha eficiente”.
MapaOOH: https://mapaooh.com.br/
