ABA realiza 3ª reunião de Diretoria Nacional
O evento em formato híbrido reuniu lideranças da gestão 2022-2024 da entidade, e representantes das marcas associadas
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou hoje (25/08), em formato híbrido – em sua sede e via plataforma Zoom, a 3ª Reunião de Diretoria Nacional de 2022, que reuniu cerca de 30 líderes da Associação, entre Diretores, Conselheiros e Presidentes dos Comitês da Entidade.
Nelcina Tropardi, Presidente da Diretoria Nacional e Vice-Presidente e Cofundadora da AKIPOSSO+, liderou a reunião, fazendo sua abertura e o trazendo o tema “O Anunciante no “admirável mundo novo” do setor publicitário”, que é objeto de Grupo de Trabalho na entidade, composto pelo Comitê Jurídico da ABA, presidido por Eliane Quintella, Legal Director da Softys, e vice-presidido por Ana Carolina Pescarmona, Legal Sr. Executive Director – Latin America na Coty; e pelo Comitê de Mídia da ABA, presidido por Marco Frade, Head of Media, Digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo, e vice-presidido por Paulo Carneiro, Gerente de Comunicação & Mídia Digital da Coty, além de Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, e apoio de Dr. Gabriel Dias, da Magalhães e Dias Advocacia.
Sandra Martinelli, apresentou os destaques de junho, julho e agosto da agenda da Entidade, que conquistou neste período três novos associados – Grupo Bimbo, Haleon e IHARA , duas novas parceiras estratégicas – Diageo e Kantar, e um novo parceiro de Mídia – a b.drops, totalizando 128 associados, 20 parceiros estratégicos, 13 parceiros de mídia e 5 apoiadores da ABA até o momento. Destacou que a ABA tem trabalhado em mais de 50 frentes de advocacy desde janeiro, e tem em sua programação deste ano a publicação de sete guias, e dois livros, que serão lançados nos próximos meses.
Dentre os destaques dos últimos três meses, Martinelli ressaltou participação de Nelcina e dela mesmo, representando a ABA, no Festival Internacional Cannes Lions, em junho, seguida da realização do “ABA Cannes Insights, by GoAd”, em 31/07, que contou com cocuradoria de José Saad, e refletiu as tendências do Festival aqui no Brasil, para mais de 600 inscritos. A presidente da ABA, Nelcina Tropardi, ressaltou que o Cannes Lions mantém sua relevância em comunicação e, embora que de forma lenta, vem se adaptando e se tornando em um fórum mais diverso. “Como um grande fórum, responsável por celebrar a criatividade mundial, Cannes precisa e deve se tornar o retrato da sociedade plural”, declarou.
“Este foi um trimestre de entregas relevantes para a ABA. Lançamos nosso Manual de Identidade Visual, realizamos com muito sucesso o ABA Cannes Insights, inauguramos o programa “Diálogo com o mercado” e comemoramos a eleição, por aclamação, à presidência do Conar, de Sérgio Pompilio, Presidente do Conselho Superior da ABA e Vice President of Government Affairs & Policy LATAM Johnson & Johnson, após 34 anos que um anunciante não ocupava essa cadeira”, pontua Martinelli.
Somente no mês de agosto as entregas destacadas foram o lançando da 2ª fase da campanha ‘ABA: o futuro passa por aqui’, criada pela Lew’Lara\TBWA, e a realização do ENA 2022, que acontecerá em 31 de agosto, com o tema “Novos papéis e novos atores”, com cocuradoria de Marcelo Tripoli, da Zmes. “Nossas entregas reforçam o compromisso da ABA em atualizar profissionais, direcionar o mercado e acolher a sociedade em um momento de profundas transformações e nossa nova campanha reforça o trabalho colaborativo das lideranças da Entidade, a importância do grupo de empresas associadas e o fundamental apoio dos parceiros. Sem estes stakeholders não conseguimos entregar o propósito da ABA de ‘Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade’”, completa a presidente-executiva da ABA.
Na sequência, Paulo Neves, Diretor Financeiro da ABA, apresentou a situação orçamentária da Entidade, com fechamento até julho de 2022, com resultados robustos e consistentes, mesmo considerando o investimento feito para aquisição da nova sede no ano passado.
Ainda foram apresentados as “Recomendações sobre Potenciais Melhorias para a Autorregulamentação Publicitária Brasileira” e, na sequência, Claudia Neufeld, Diretora da ABA e Vice President Marketing da The Walt Disney Company apresentou a criação do GT de DE&I – Diversidade, Equidade & Inclusão, criado em 26 de abril, conforme definido durante a Diretoria Nacional da Entidade, na 1ª Reunião do ano, realizada em 17 de março. Sandra Martinelli fechou a agenda apresentando a frente “Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças”.