Entidade destacou sua agenda proativa com sete webinares, seis grandes eventos, seis guias e dois livros até o final do ano, e a importância de fomentar debates produtivos para a construção conjunta das melhores práticas e soluções, apoiando a evolução dos agentes da indústria publicitaria
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou hoje (29/09), em formato híbrido – em sua sede e via plataforma Zoom, a 4ª Reunião de Diretoria Nacional de 2022, que reuniu mais de 30 líderes da Associação, entre Diretores, Conselheiros, Presidentes dos Comitês e GTs, Comitê de Compliance e Conselho Fiscal da Entidade.
A última Reunião de Diretoria Nacional de 2022 contou ainda com as participações do Presidente do Conselho Superior e Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson, Sérgio Pompilio, e da Copresidente do Conselho Superior e Executive Vice-President da Diageo, Patricia Borges.
Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e passou a palavra para Frank Pflaumer, 1º Vice-Presidente da ABA e CMO da Seara Alimentos, que fez a abertura oficial reforçando a importância da participação e contribuição de cada liderança, cada associado e cada parceiro para Entidade: “ABA sempre será um espaço aberto que integra os players e entidades do mercado e fomenta o debate para a construção conjunta das melhores práticas, desenvolvendo e atualizando os agentes da indústria em relação à nova realidade do setor no mundo, assegurando a sustentabilidade de todo o ecossistema e fortalecendo as relações com transparência e ética.”
Na sequência, Sandra Martinelli discorreu sobre os destaques do último mês, como a realização do ENA 2022, em 31/08, com o tema “Novos papéis e novos atores” e cocuradoria de Marcelo Tripoli, da Zmes, que reuniu 12 palestrantes e mais de 600 inscritos e a realização do 6º webinar com o Grupo RBS, em 15/09, que contou com a participação de Marina Roale, head de insights do grupo Consumoteca, apresentando sobre o tema: A aceleração digital e o impacto na decisão de compra. “Ambos eventos refletiram pautas de extrema importância para os anunciantes que envolvem o impacto do digital no consumo e as estratégias das marcas para performarem melhor”, pontuou Martinelli.
Para os próximos meses, destacou o lançamento do livro, “Mobilizando o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, em 20/10, e a realização do “ABA Summit” – Por um futuro mais humano, diverso e consciente, com 12 palestrantes e cocuradoria de Edmar Bulla, do Grupo Croma, em 27/10, que marcará também o lançamento da Carta Global de DE&I, iniciativa da WFA, com tradução e organização feita pelo Comitê de Comunicação & ESG e pelo GT de DE&I. “Foi um ano muito produtivo para a ABA, nossos eventos até o momento foram de muito sucesso, com participação ativa do mercado e discussão de temas extremamente relevantes para os anunciantes. Atuamos em mais de 60 frentes de advocacy desde janeiro e, mais uma vez, fomos benchmark pela WFA pelo lançamento do guia ‘Guia Global sobre Claims de Sustentabilidade em Marketing e Comunicação’. Tenho muito orgulho do caminho que estamos trilhando e de estarmos chegando ao final de mais um ano colocando em prática nossa agenda proativa e pioneira e isso é possível porque temos um time unido dentro da ABA e uma Diretoria com líderes engajados em cumprir o propósito da Entidade e que acreditam na importância da transformação do marketing para um futuro melhor”, refletiu Martinelli.
Paulo Neves, Diretor Financeiro da ABA, apresentou a situação orçamentária da Entidade, com fechamento até agosto de 2022 e o orçamento e anuidades para 2023, para aprovação da gestão, seguindo o Art 7º, parágrafo terceiro de estatuto a ABA.
Fechando a agenda, Eduardo Fonseca, da ABA/ Diageo, apresentou sobre a atuação do GT de Marketing Responsável – Bebidas Alcoólicas.
Nelcina Tropardi, da ABA/ AKIPOSSO+, encerrou a reunião agradecendo a participação e a contribuição de todos, e destacando “Continuamos nos transformando a todo momento, assim como o mundo e nossa publicidade também estão, mas temos a honra de ter na ABA, líderes genuínos e que caminham junto do propósito da entidade, na direção de um futuro mais justo. São vocês que, junto da ABA, fomentam as melhores práticas e ajudam a “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”.