Encontro reuniu lideranças da Entidade para refletirem sobre as entregas de 2022, o planejamento de 2023 e marcou mais duas entregas ao mercado, o “Caderno sobre Contratos de Mídia para Anunciantes” e o “Anuário ABA 2022”
São Paulo, 24 de novembro de 2022 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou hoje (24/11), em formato híbrido – em sua sede e via plataforma Zoom, a Reunião Anual do Conselho Superior, presidido por Sérgio Pompilio, Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson, e Co-Presidido por Patricia Borges, Executive Vice-President da Diageo.
A reunião contou com a presença de cerca de 40 líderes da Associação, entre Diretores, Conselheiros e Presidentes dos Comitês da Entidade.
Sergio Pompilio, que este ano foi indicado pela ABA e eleito por unanimidade para a presidência do Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, deu início à reunião destacando que “o esforço contínuo das nossas lideranças que veem na indústria de publicidade um caminho para o fortalecimento da democracia, da defesa da liberdade de expressão e da livre concorrência, bem como o fortalecimento da governança da ABA e de suas parcerias com o mercado, corroboram o importante papel da entidade como uma bússola que guia os anunciantes às boas práticas”. Pompilio também citou a importante liderança da ABA na criação do “Movimento Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro”, que resultou na publicação do “Guia de melhores práticas ao mercado publicitário: por uma publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável!” como uma das iniciativas mais importantes da Entidade nos últimos anos.
A reunião contou com a participação de Ana Fontes, Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), autora do livro “Negócios: um assunto de mulheres – a força transformadora do empreendedorismo feminino”, e capa da edição atual da revista Forbes como guest speaker, que discorreu sobre “A força transformadora do empreendedorismo feminino”.
Na sequência, Paulo Neves, CFO da ABA apresentou a situação orçamentária da Entidade até outubro de 2022 e o orçamento de 2023.
O encontro também marcou o lançamento do “Caderno sobre Contratos de Mídia para Anunciantes”, uma entrega de três Comitês da ABA, Mídia, Jurídico e de Sourcing, presididos respectivamente por Marco Frade, Head of Media & Precision Factory da Diageo Brasil; Eliane Quintella, Diretora Jurídica, de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade na Softys Brasil e Lívia de Barros, Gerente de Compras de Marketing e Retail da L’Oréal.
O guia é uma tradução livre de sua versão original da WFA e seu objetivo é disseminar as boas práticas em escala Global para os anunciantes, com reflexões orientativas acerca do contrato principal de serviços a ser firmado entre as partes, atuando com base em 10 áreas prioritárias e passando pelos desafios da mídia, pelos modelos transparentes na compra de mídia programática e gestão de dados.
Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA, apresentou os destaques na agenda da ABA, dos últimos 3 meses, como o lançamento do livro “Mobilizando o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, com 16 coautores líderes da Entidade; a realização do ABA Summit 2022 – “Por um futuro mais humano”, com cocuradoria de Edmar Bulla, da Croma, que reuniu 12 palestrantes e contou com cerca de 500 inscritos online e presencialmente no Teatro Unibes Cultural; o 7º Webinar ABA, com José Saad, da GoAd, apresentando o paper “Marketing Insights 2023” em primeira mão para os associados; a realização do 6º #ABAforadaABA, patrocinado pela Comscore e Samsung Ads, com cerca de 50 participantes do mercado, e o lançamento da versão atualizada do “Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação 2022”, assinado por Google, Meta, Yahoo, TikTok e Twitter, além de ABAP e IAB, incluindo nesta versão diretrizes de desinformação a partir da experiência vivida durante a pandemia e os conflitos entre Rússia e Ucrânia.
Martinelli também pontuou o importante trabalho do pilar de Advocacy, que neste ano atuou em mais de 80 frentes, e apresentou o planejamento ABA 2023.
“Preenchemos 100% das vagas para representantes da ABA no Conar, organização de extrema importância para o norteamento ético nas comunicações publicitária. Todas essas entregas e conquistas corroboram o importante papel desta gestão na luta por um mercado publicitário mais ético, pujante e responsável. E nós reunimos tudo isso no Anuário ABA 2022, que lançamos hoje e que materializa como a ABA vem colocando em prática uma agenda proativa, exercitando sua vocação para protagonismo colaborativo e cumprindo seu propósito de ‘mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade’”, finalizou Sandra Martinelli.
Patrícia Borges destacou que a ABA está sempre em busca das melhores soluções, realiza entregas significativas ao mercado publicitário que vão desde grandes eventos, webinares, livros e guias para apoiar os anunciantes diante das transformações que vem ocorrendo, impactando o marketing e a publicidade. “Tudo isso é fruto da coconstrução de lideranças e parcerias com o mercado que compartilham dos mesmos valores da ABA em prol de um marketing disruptivo, diverso, sustentável e responsável. Cada vez mais, os profissionais de marketing precisam ser criativos e inovadores e, para isso, é preciso investir em políticas e iniciativas de diversidade e inclusão, temas que fazem parte da agenda disruptiva da ABA e que são fundamentais para apoiar as empresas na criação de uma cultura de ESG genuína”.
Sergio Pompilio encerrou a reunião agradecendo a presença de todos.