O 6º webinar de 2024 da Associação Brasileira de Anunciantes abordou o Guia de Publicidade por Influenciadores, lançado em 2020, pelo Conar com apoio da ABA, para educar o mercado e garantir práticas claras, éticas, transparentes e responsável nas relações entre anunciantes e influenciadores digitais
São Paulo, 15 de agosto de 2024 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, realizou hoje, 14/08, o 6º Webinar de 2024, exclusivo para associados, que teve como tema, “Influenciadores Digitais: o que mudou em nosso mercado desde o lançamento do guia do Conar”. O objetivo do encontro foi atualizar os associados sobre o trabalho realizado pelo GT Digital do Conar, que tem representação da ABA, e que liderou a elaboração e lançamento em 2020, do Guia de Publicidade por Influenciadores, uma contribuição das duas entidades ao mercado, pautada na autorregulamentação, com o objetivo de disseminar as melhores práticas para influenciadores digitais.
O encontro teve como sponsor as representantes da ABA no GT Digital do Conar: Eliane Quintella, Diretora da ABA e Sponsor do seu Comitê Jurídico, representante da ABA na 6ª Câmara de Ética de SP do Conar e Diretora Jurídica, de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade da Softys; Ana Carolina Pescarmona, Presidente do Comitê Jurídico da ABA e Legal Executive Director – Latin America na Coty e Mariângela Sampaio, Presidente da 2ª Câmara de Ética de SP do Conar e Business Unit General Counsel Home Care Americas da Unilever.
Para discorrer sobre o tema, o webinar contou com a participação dos guest speakers, Bruno Bonfanti, Coordenador do GT Digital do Conar e Alliances Manager no Google; Dra. Juliana Albuquerque, Vice-Presidente do Conar, e Dra. Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias, sócia da Magalhães e Dias Advocacia.
Bruno Bonfanti, iniciou a manhã de conhecimento explicando como o GT Digital do Conar, que é coordenado por ele, foi criado, em 2019, e que tão logo começaram a surgir queixas sobre publicidade por influenciadores. “Em 2020, de 2032 queixas de consumidores que chegaram ao Conar, 31% foram sobre publicidade camuflada e barreiras nebulosas entre conteúdo comercial e editorial. Porém, percebemos que havia uma dificuldade em aplicar o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), do Conar, diante de um assunto que era relativamente novo na época”, contou. Com isso, em dezembro de 2020, em um trabalho integrado entre ABA, Conar, demais entidades do ecossistema publicitário e membros da sociedade civil, foi criado e lançado o Guia de Publicidade por Influenciadores.
O Guia surge para apoiar e educar anunciantes, agências, influenciadores e demais agentes do ecossistema publicitário acerca da importância em se dar clareza às relações comerciais, por meio da identificação da mensagem de natureza publicitária, princípio essencial para o cumprimento das normas estabelecidas pelo Conar e outras entidades reguladoras, evitando penalizações e queixas. “As relações comerciais entre influenciadores e marcas devem ser claramente comunicadas, mesmo que não envolvam compensação financeira direta. A transparência é fundamental para garantir a confiança do consumidor e a integridade do mercado”, comentou Sandra Martinelli, CEO da ABA.
Dra. Juliana Albuquerque apresentou um panorama de dados e queixas que chegam ao Conar sobre a ausência de identificação publicitária nas postagens dos influenciadores, bem como os processos e decisões do Conar dentro dos princípios da publicidade responsável. “Estamos sentindo tanto o aumento das queixas, como também de alguns formatos problemáticos, inclusive no setor de apostas, atuando fora dos princípios da publicidade responsável”, alertou. Segundo ela, em 2021 foram enviadas 150 notificações. Em 2023 esse número saltou para 312. Ela também apresentou a aplicação do Guia de Publicidade por Influenciadores, sobre os problemas mais recorrentes, pontos de atenção e iniciativas que podem apoiar a ampliação do conhecimento e incorporação dos princípios éticos da publicidade. “Foi um pedido da ABA a criação dessa instância de discussão no Conar e temos trabalhado coletiva e continuamente, alinhados também ao contexto internacional”, completou Juliana.
Dra. Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias abordou alguns tópicos emergentes e relevantes da publicidade por influenciadores digitais, lembrando que o Guia regrou não apenas a publicidade contratada realizada por influenciador digital (que apresenta, dentre os seus requisitos, o controle editorial na postagem do influenciador pelo anunciante e/ou agência), mas também as chamadas mensagens ativadas, que são aquelas realizadas por meio de novos formatos, como o de engajamento e de afiliados.
“O engajamento não é uma publicidade contratada como tal, porque você não tem a ingerência, o controle, mas você tem um estímulo para que os consumidores postem o seu engajamento a partir do envio de um kit, brinde, de uma ação promocional, de um desafio, ou de um concurso. Existem diversas formas criativas de uma marca chamar e engajar o seu consumidor. E o Guia trouxe orientações também para esses casos”, pontuou. Ela também reforçou que o mecanismo central do Guia é a ação educativa e a simplificação da regra para que seja entendida e incorporada.
Sandra Martinelli encerrou o webinar reforçando que, como defensora da autorregulamentação publicitária pautada pelo marketing responsável, a ABA vem tratando constantemente este tema por meio de representantes que participam do GT Digital do Conar e do GT sobre Marketing de Influência do Cenp. “Este é um tema que ainda tem muito para ser trabalhado na educação do nosso mercado devido à sua importância, principalmente no Brasil, um dos países mais engajados nas redes sociais. Nosso objetivo é balizar a autorregulamentação para garantir que as práticas de publicidade por influenciadores sejam claras, éticas, transparentes e responsáveis”, discorreu a CEO da ABA.
Acesse o Guia para Influenciadores Digitais do CONAR no link: http://conar.org.br/pdf/CONAR_Guia-de-Publicidade-Influenciadores_2021-03-11.pdf