Confira os principais insights do festival SXSW promovidos em debate pela ABA
Evento reuniu grandes líderes do mercado publicitário brasileiro
São Paulo, 06 de maio de 2021 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou em 06 de maio, o ABA SXSW Insights, by GoAd, um debate sobre a segunda edição exclusivamente virtual do South by Southwest, o maior festival de economia criativa do mundo. Abrindo a agenda de eventos da Entidade, o ABA SXSW Insights, by GoAd, contou com cerca de 200 participantes e reuniu grandes profissionais em três painéis virtuais para análise e discussão de insights expostos no festival. O evento contou com a parceria e co-curadoria de José Saad, Head de Insights da GoAd Media.
Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Co-fundadora e Vice-presidente da Arca+, abriu o evento destacando a relevância do Festival SXSW e a importância da localização dos conceitos e aprendizados globais para a realidade do mercado brasileiro.
“Em tempos complexos, como são estes que estamos vivendo, é preciso lançar mão da criatividade, agarrar as escassas oportunidades e fazer dos negócios nosso canal de responsabilidade e ética perante a sociedade. O ABA SXSW Insights, by GoAd é sobre isso! Uma fonte inesgotável de conhecimento que gera novas possibilidades e nos inspira a prosseguir com esperança. Torcemos para que as narrativas exploradas aqui hoje sirvam como uma bússola para nos guiar em cenários de tanta incerteza”, ressalta Nelcina.
Principais ideias e projetos do SXSW
No primeiro painel, o co-curador do evento e Head de Insights da GoAd Media, José Saad Neto, trouxe os principais nomes, ideias e projetos apresentados no festival, discorrendo sobre como ações coletivas podem construir um mundo melhor.
Saad destacou três pontos como os principais pilares do festival: A ética das tecnologias e dos programadores, exponencialidade cultural e transversalidade da saúde.
“A GoAd Media mapeou os principais debates do Festival SXSW e, a partir daí, concluímos que a construção de um futuro próspero dependerá integralmente de empatia e da interdependência entre ciência, tecnologia e política”, declarou Saad.
O profissional expert em insights destacou que surgiram no SXSW seis campos de movimentos e tendências, como, por exemplo, a You of Thing (YOT), que busca conectar nossos corpos à internet; a Cultura de Comunidades, que foi impulsionada pela popularização dos vídeos e por plataformas que ajudam no agrupamento de comunidades e microcomunidades, e a Economia Circular, que abrange a reutilização de materiais, uma vez que os consumidores buscam hoje mais empresas “ecofriendly”.
“O SXSW é um retrato atual da sociedade, passando pela educação, entretenimento, política, consumo, saúde e mobilidade. Nossa ação coletiva é o que pode nos levar para um futuro melhor”, finalizou Saad.
O poder da inovação para tempos complexos
No 2º Painel do ABA SXSW Insights, by GoAd, Carolina Braga, Head de Planejamento e Insights do Uol, conduziu a discussão sobre “O poder da inovação para tempos complexos” com Ana Teixeira, Head of Research & Innovation da L’Oréal; Denis Onishi, Gerente Senior de Mídia da Stellantis e Presidente do Comitê de Mídia da ABA; e Rodrigo Carvalho, diretor de inovação da iD\TBWA.
Abrindo o Painel, Carolina Braga questionou os painelistas sobre as inspirações que trouxeram do South by Southwest, especialmente dentro do âmbito da atuação das marcas em momentos complexos.
Denis Onishi destacou iniciativas que trouxeram a realidade virtual como ferramenta facilitadora da união de pessoas de diferentes origens, da quebra de barreiras e, especialmente, da inclusão.
“Materializando os conceitos trazidos pelo SXSW para nossa realidade, temos visto, como ponto de partida, o uso da conectividade e da inteligência artificial aplicados à dinâmicas sociais cotidianas, como, por exemplo, a mobilidade. Grandes marcas tecnologicamente pioneiras observam a crescente massificação deste ativo em benefício da segurança e da saúde”, comentou Denis.
Rodrigo Carvalho comentou que esse ano o SXSW foi especial, pois foram abordadas questões humanas antes de falar de tecnologia, lembrando que foram mantidos os avanços de tecnologia, mas que o evento focou em colocar as pessoas no centro das coisas, convidando as marcas a serem protagonistas nesta inovação.
“A grande mensagem que o SXSW passa é que a inovação precisa resolver os problemas do mundo. Como as empresas estão na vanguarda desse processo, que envolve não só questões tecnológicas, mas principalmente questões humanas, o festival reforçou esse protagonismo”, afirmou Rodrigo.
Por fim, Ana Teixeira, agradecendo o convite, afirmou que o festival se voltou para o futuro, mas lembrando que antes precisamos refletir sobre o presente, uma vez que hoje o público exige cada vez mais das empresas, que por consequência precisam lidar com um contexto de imprevisibilidade e adaptação.
“Está muito claro que o futuro está muito ligado ao uso ético da tecnologia. A ciência e a tecnologia trazem uma série de benefícios para os nossos dias, mas não trazem soluções para questões éticas de uso de dados. A LGPD é um primeiro passo para isso no Brasil e o SXSW proporcionou uma discussão ampla desse assunto com todos os seus painéis”, finalizou.
“A responsabilidade como pilar central da sociedade”
Por fim, no último painel, Juliana Romano, Gerente de Insights e Planejamento da Oi; Chiara Martini, Diretora de Estratégia Criativa LATAM da Coca-Cola; André Zimmermann, Empreendedor e sócio-fundador da Oliver na América Latina; e Vitor Vasconcellos, Diretor de Pesquisa de Mercado da Globo, conversaram sobre o quanto a responsabilidade pode ser transformadora na sociedade.
Iniciando com uma provocação, Vitor Vasconcellos questionou os participantes sobre os desafios que o SXSW trouxe às marcas e às pessoas, lembrando inclusive que “somos parte do problema e parte das soluções”.
Juliana Romano afirmou que estamos vivendo uma grande quebra de barreira entre o real e o virtual, impulsionada pela Pandemia, e com isso, essa edição do SXSW mostrou que agora se fortalecem três desafios importantes, sendo o primeiro relacionado a criação de confiança nessa nova era digital, o segundo direcionado a nossa perda de capacidade de interação social presencial, e como isso é importante para nós, e por fim, o desafio voltado as estruturas para as criações de novas relações na realidade brasileira.
“Temos uma responsabilidade muito grande nesse processo, principalmente com relação a desinformação. Isso esbarra na confiança das marcas e instituições. Por isso, precisamos caminhar juntos nesse processo, para levarmos a sociedade adiante, sempre pautados na verdade e na transparência”, comentou Juliana.
Chiara Martini comentou que temos de estar comprometidos com as causas e consequência das nossas inovações, ainda mais porque atrás das marcas, estamos nós, as pessoas.
“Caímos muito na superficialidade do ‘vamos se colocar no lugar’, ao invés de ‘vamos procurar entender’. Eu tenho mais reflexões do que soluções e olhando os painéis, vejo que primeiro nós temos que estar comprometidos com transformação e entender que somos partes de um ecossistema amplo. Então mudar, transformar e criar impacto significa que, como marca e empresa, somos tão afetados quanto responsáveis, por todas as causas, consequências e soluções que trazemos para desigualdades sociais, éticas, políticas e econômicas dessa era. Não temos mais como se abster ou distanciar da nossa responsabilidade deste sistema mais amplo”, declarou Chiara.
Por fim, André Zimmermann lembrou que já há alguns anos, o SXSW vem trazendo para a pauta essas discussões contemporâneas, a exemplo do Black Lives Matters, e a partir delas foram possíveis vários aprendizados, como a importância das marcas se posicionarem ativamente em prol dessas pautas, buscando promover a diversidade em conformidade com o que elas apoiam.
“O primeiro passo para as marcas é se posicionarem, logo realizarem ações concretas, tanto promovendo a diversidade em seus quadros, quanto em suas comunicações, em seguida envolverem todos os seus stakeholders nesta empreitada e, finalmente, buscarem engajar o mercado. Necessariamente nesta ordem”, finalizou André.
Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA, encerrou o evento agradecendo a presença de todos, e reafirmando o quão importante o SXSW é para o marketing. “Passamos por temas como a ética das tecnologias e seus programadores, exponencialidade cultural e transversalidade da área de saúde. Deparamo-nos com cases que representam o presente e constroem o futuro, e consequentemente, entendemos melhor como navegar por cenários de incerteza, tendo como guias a Empatia, o Propósito e a Diversidade. Porém, acima de tudo, entendemos a imensa teia de temas que se cruzam moldando a sociedade contemporânea”.
O evento trouxe à tona debates em torno dos principais nomes e projetos do SXSW 2021 e das perspectivas dos negócios e tecnologias em cenários de imprevisibilidade apresentadas pelo festival. O futuro das relações entre marcas e pessoas, propósito e empatia também são temáticas que foram abordadas pelos participantes.
Parceiros estratégicos: Bradesco, Comscore, Eletromidia, Facebook, FSB Comunicação, Google, JCDecaux, KANTAR, Lew’Lara, Otima, Predicta, Rede Globo e UOL_AD_LAB.
A íntegra de toda a transmissão do ABA SXSW Insights pode ser acompanhada no link: https://aba.com.br/assista-ao-aba-sxsw-2021-by-goad-na-integra/
Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 60 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.
Os profissionais das suas 141 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.
A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade. É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation ofAdvertisers – que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.