Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lança guia “Criando uma cultura global de Marketing Eficaz” durante webinar sobre Posicionamento de Marca
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou o guia “Criando uma cultura global de Marketing Eficaz”, durante o 3º webinar da ABA sobre “Posicionamento de marca que gera resultados”, realizado em 22 de maio.
O encontro, exclusivo para associados e sponsored by Comitês de Branding & Conteúdo, Insights e Sourcing da ABA, contou com a participação da guest speaker, de Olga Martinez, Sócia da Amelie Consulting, que abordou a importância do propósito de marca para a conexão com os consumidores e a geração de resultados, os caminhos para encontrar um propósito autêntico, como transformar o propósito em ação, as estratégicas de marketing alinhadas a esse posicionamento, os resultados que gera para as marcas, no curto e longo prazo, dentre outros pontos importantes.
E foi justamente nessa manhã de conhecimento, que o novo guia da ABA foi apresentado, com o objetivo apoiar as marcas a estabelecer uma cultura global focada na eficácia do marketing, orientando os melhores caminhos para maximizar o rendimento dos negócios.
Elaborado a partir de sua versão original da WFA – World Federation of Advertisers – entidade global que representa os anunciantes e da qual a ABA é afiliada e membro de seu Executive Committee, em parceria com a ISBA e IPA Marketing Effectiveness Roadmap, a Ebiquity, e os resultados das reuniões do Fórum Connect da WFA.
Segundo Sandra Martinelli, CEO da ABA, “A entidade está comprometida em promover a eficácia do marketing e, por isso, estamos muito entusiasmados com o lançamento deste guia. Acreditamos que ele será uma ferramenta valiosa para os profissionais de marketing no Brasil, ajudando-os a alcançar melhores resultados e a construir marcas mais fortes e duradouras. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que esse guia terá em nossa indústria.”
O guia aborda o crescente investimento em mídias de curto prazo e de performance, destacando a importância de uma abordagem mais holística do marketing. Karem Pugliesi, presidente do Comitê de Mídia da ABA e Coordenadora de Marketing e Mídia do Itaú, comenta que “Ao concentrar suas estratégias de marketing em objetivos imediatos, as marcas perdem a oportunidade de construir relacionamentos genuínos com os clientes, uma identidade de marca forte e de fortalecer a lealdade ao longo do tempo.”
Aline Notaroberto Alexandrino, Presidente do Comitê de Insights da ABA e Gerente Executiva Global Insights da BRF, analisa que “Os insights de dados são informações valiosas e perspicazes que ajudam a garantir a eficácia do marketing, permitindo, por exemplo, uma segmentação de campanha mais precisa, mensagens mais relevantes e personalizadas, escolha dos canais de comunicação adequados, a partir de uma compreensão mais profunda do público-alvo, seus interesses, necessidades e comportamentos.”
O guia “Criando uma cultura global de Marketing Eficaz”, assim como os demais 38 guias já lançados pela ABA, está disponível no portal da entidade.