
Guia reúne dados inéditos e recomendações práticas para fortalecer a colaboração entre áreas estratégicas nas empresas.
São Paulo, 28 de agosto de 2025 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – lançou hoje (28), durante o Branding@ABA & RECORD, a nova edição do Guia “Criando a ponte entre os times de Marketing e Relações Governamentais”. A publicação atualiza a versão lançada pela entidade em 2019 e reforça a importância da integração entre essas duas áreas estratégicas, fundamentais para enfrentar os desafios de reputação, regulação e responsabilidade corporativa.
A nova edição traz dados de pesquisa conduzida pelo Fórum de Políticas Regulatórias da WFA, entidade global que representa os anunciantes, à qual a ABA é afiliada e tem sua CEO, Sandra Martinelli, como membro do Executive Committee.
A WFA ouviu profissionais de 35 multinacionais para o estudo, que revela avanços na percepção dos profissionais de relações governamentais, mas mostra que o marketing ainda precisa fortalecer sua conexão com essas áreas. O guia propõe soluções práticas para ampliar essa colaboração, como a promoção de uma comunicação mais direta, o alinhamento de prioridades e a atuação conjunta em temas como ESG, reputação, brand purpose e ética no uso de dados.
Traduzido e adaptado para a realidade brasileira pelos Comitês de Mídia e de Relações Governamentais da ABA, o conteúdo visa orientar profissionais de suas associadas sobre como construir estratégias mais integradas, responsáveis e alinhadas às demandas atuais da sociedade. A publicação reforça o papel estratégico do marketing em um ambiente de negócios cada vez mais regulado e interdependente.
“O guia traz insights relevantes e recomendações práticas para impulsionar a colaboração entre os times, respondendo aos desafios contemporâneos e às novas dinâmicas do ambiente de negócios e compara os dados da nova pesquisa com os de 2019 para que possamos entender a evolução desse tema e como trabalhar para melhorar esse cenário”, comenta Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente de jurídico e assuntos corporativos do Carrefour.
“Este guia é uma ferramenta valiosa para aprofundar esse diálogo e orientar os profissionais na construção de estratégias colaborativas e alinhadas com os desafios contemporâneos do marketing e das relações governamentais”, afirma Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA.
“O novo guia oferece caminhos concretos para aproximar as áreas de Marketing e Relações Governamentais/Institucionais, com foco no entendimento das prioridades de cada uma, no diálogo direto e na colaboração contínua entre CMOs e líderes de políticas públicas. Temas como brand purpose, reputação, ESG, influenciadores, diversidade e ética no uso de dados aparecem como pontos-chave de convergência e mostram como o trabalho conjunto pode fortalecer a conexão das marcas com a sociedade”, comenta Renato Megda, Presidente do Comitê de Relações Governamentais da ABA e Head of Government Relations da Kimberly-Clark.
“Ao lançar esta nova edição do guia, a ABA reafirma seu papel como protagonista da transformação do ecossistema publicitário e convida o mercado a avançar na construção de um maior alinhamento entre as áreas de Marketing e de Relações Governamentais, assim entregando estratégias mais robustas, interdisciplinares e alinhadas aos imperativos de nosso tempo”, completa Paulo Carneiro, Presidente do Comitê de mídia da ABA e gerente de comunicação & mídia digital da Coty.
Com esse lançamento, a ABA reafirma seu compromisso com a autorregulamentação, o marketing responsável, a liberdade de expressão, a ética e o fortalecimento das pontes entre marketing e relações governamentais, contribuindo para uma atuação empresarial mais transparente, sustentável e transformadora.