ABA realiza Webinar sobre a nova regulamentação europeia de IA e seus impactos no Brasil

21 de fevereiro de 20244min
Webinar ABA

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) promoveu nesta quinta-feira (07) o webinar “1º Updating ABA: Nova regulamentação europeia de IA e impactos no Brasil”. Com uma audiência ávida por insights sobre o futuro da inteligência artificial (IA) e sua integração na sociedade, o evento destacou uma série de questões e oportunidades associadas à adoção e regulamentação da IA.

Segundo a presidente do Comitê Jurídico, fórum sponsor deste evento, Ana Carolina Pescarmona, Legal Sr. Executive Director – Latin America na COTY: “Este é um tema que já impacta as diferentes áreas de negócios, sendo fundamental acompanhar e estar preparados para essa nova realidade.

Durante o webinar, Rony Vainzof, sócio-fundador da VLK, provocou reflexões sobre o papel transformador da IA na sociedade contemporânea. Ele enfatizou as oportunidades econômicas substanciais, citando projeções que indicam que a aplicação da IA generativa pode movimentar de 2,6 trilhões a 4,4 trilhões de dólares na economia mundial, além de aumentar a eficiência humana em até 66%. Segundo Vainzof: “A inteligência artificial está moldando o futuro dos negócios e da sociedade de maneira sem precedentes. É essencial entendermos seus impactos e nos prepararmos para aproveitar suas oportunidades.”

No entanto, Vainzof também destacou os desafios inerentes à integração da IA no mercado de trabalho e a importância da governança corporativa, ressaltando que o desenvolvendo de tecnologias que aumentem a eficiência, precisa caminhar ao lado de políticas efetivas de capacitação e qualificação da força de trabalho. Ele acrescentou: “A governança de IA é fundamental para garantir que seus benefícios sejam maximizados e seus riscos mitigados. É preciso adotar práticas corporativas éticas na implementação da IA. Isso só aumenta a credibilidade das organizações e suas marcas. Eficiência precisa caminhar ao lado de princípios para haver inovação criteriosa e responsável.”

Gisele Karassawa, sócia-fundadora da VLK, concentrou-se no impacto da IA no setor de publicidade e marketing, identificando-os como uns dos mais afetados pela IA generativa. Ela destacou a evolução dos influenciadores, incluindo o surgimento de influenciadores digitais virtuais gerados por IA e o aumento da tecnologia de deepfake, como áreas de atenção para os profissionais de marketing. Karassawa afirmou: “A IA está redefinindo as estratégias de marketing e comunicação, exigindo uma adaptação rápida e uma compreensão profunda de suas implicações éticas e legais.”

Entre os principais takeaways do webinar, ficou evidente a necessidade de um plano nacional para IA, que inclua investimentos significativos em pesquisa e capacitação dos usuários. Além disso, enfatizou-se a importância da inovação criteriosa e responsável, garantindo que a integração da IA na sociedade seja feita com base em princípios éticos e sólidos.

O webinar também anunciou o lançamento do livro “IA no MKT” feito pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em parceria com a VLK. A obra buscará abordar questões jurídicas, de inovação e tecnológicas relacionadas à IA pela ótica dos líderes das empresas associadas à ABA.


Associe-se

Faça parte da única associação do Brasil que tem por finalidade defender e representar coletivamente os interesses das empresas anunciantes no campo político e institucional, além de aglutinar, desenvolver e disseminar melhores práticas para potencializar melhores resultados no campo técnico-profissional.


CONTATO

LIGUE AGORA



Últimas notícias

28 de junho de 2024

17 de junho de 2024

3 de maio de 2024



Endereço ABA


Av Paulista 2073 – Horsa I – Cj 2303 – Bela Vista – São Paulo SP – CEP 01311-940